Mesmo com lockdown, índice de isolamento social no Ceará segue abaixo do ideal - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 25 de março de 2021

Mesmo com lockdown, índice de isolamento social no Ceará segue abaixo do ideal

O decreto vigente no Ceará, que institui o isolamento social rígido, prorroga as restrições até o dia 28, no domingo.

📷Foto: Alysson Pontes / GCC

Desde o dia 13 de março, todos os municípios cearenses estão em lockdown, ou seja, com o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais. Mesmo assim, o estado ainda apresenta um índice de isolamento inferior ao ideal.

Segundo a plataforma In Loco, que monitora a adesão da quarentena no Brasil, o Ceará apresenta uma taxa de isolamento de 43,92%, com os dados atualizados na última terça-feira (23). No dia 11 de março, ainda antes do decreto de lockdown, uma reportagem do GCMAIS constatou que o índice no estado era de 42,27%. O que significa que, mesmo com as restrições, o crescimento do isolamento no Ceará foi pouco expressivo.

A recomendação dos especialistas é que o mínimo que essa taxa precisa atingir para reduzir os impactos da pandemia é de 50%. O índice ideal, porém, é avaliado em 70%.

O Ceará conseguiu ficar acima dos 50% na maior parte do período entre o final de março e o início de junho de 2020, quando o estado enfrentava a primeira onda da pandemia. Agora, na segunda onda, essa meta só foi alcançada durante os domingos de março, nos dias 7 (54,7%), 14 (53,5%) e 21 (51,1%).

O decreto vigente no Ceará, que institui o isolamento social rígido, prorroga as restrições até o dia 28, no domingo. Porém, nos próximos dias, o governador Camilo Santana deve se reunir com o comitê de combate à covid para definir as medidas que serão seguidas nas semanas seguintes. Com a maior parte dos municípios cearenses em situação de alerta alto ou altíssimo para covid-19 (apenas São João do Jaguaribe e Erere estão no nível moderado), há uma expectativa de que o lockdown seja prorrogado.

Na última terça-feira (23), um boletim da Fiocruz recomendou que a maior parte dos estados brasileiros aderissem às medidas de isolamento social rígido. “A coordenação e integração destas medidas, articuladas entre os diferentes níveis de governo e com ampla participação da sociedade, é vital neste momento. Assim, mesmo que vários municípios e estados já venham adotando estas medidas, é fundamental que governos municipais, estaduais e federal caminhem todos na mesma direção para ampliá-las e fortalecê-las, uma vez que a adoção parcial e isolada nos levará ao prolongamento da crise sanitária”, alerta a Fiocruz.


GC Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!