Com enfermarias lotadas, pacientes com Covid-19 são deixados em corredores da UPA de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 25 de março de 2021

Com enfermarias lotadas, pacientes com Covid-19 são deixados em corredores da UPA de Pentecoste

 A Unidade permanece atualmente com limite acima da sua capacidade. Dados indica que ouve um aumento de total de 312,5% na ocupação de leitos.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) no município de Pentecoste, Ceará.  Foto: Reprodução


No momento em que o Brasil enfrenta um dos piores cenários da pandemia da Covid-19, com diversos estados relatando colapso no sistema de saúde, o país atingiu os 300 mil mortos pela doença.

O Brasil registrou o maior número de mortes diárias pela Covid-19 nesta terça-feira (23), com a confirmação de 3.251 novas mortes nas últimas 24 horas.

Imagens gravadas dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pentecoste, mostram um grande número pacientes internados com Covid-19 nos leitos de enfermarias e corredores da unidade.

Atualmente, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de Pentecoste ontem às 21h:20, mostra que há 2.105 casos confirmados da doença no município. Os dados também destaca o número de óbitos que chega a 57. Cerca de 1.826 pacientes já se recuperaram da Covid-19. 243 pessoas estão aguardando resultados e 03 óbitos estão em investigação.

Ocupação de leitos na UPA de Pentecoste
As informações atualizadas ontem, as 21:00h desta quarta-feira, dia 24 de março de 2021 indica que ouve um aumento de total de 312,5% na ocupação de leitos.

Dados mostram que haviam oito leitos disponíveis na unidade antes da chegada do vírus no município. Durante na pandemia, o número de leitos aumentou para 16. Atualmente, são 25 pacientes em leitos na unidade.
Vacinação em Pentecoste
A Secretaria de Saúde de Pentecoste realizou nessa terça feira, 23 de março, o “1º dia de Vacinação Drive Thru de Pentecoste” para idosos na faixa etária de 72, 73 e 74 anos de idade. Uma ação conjunta da Prefeitura de Pentecoste que trouxe mais conforto e rapidez para imunização de idosos.

Até o momento, segundo dados da prefeitura, cerca de 2.233 pessoas já receberam a primeira dose da vacina. O número de vacinados da segunda dose chega à 287.

Curva de contágio da doença em Pentecoste
Segundo matéria do Diário do Nordeste, Pentecoste segue igual tendência. É mais uma das cidades que aderiram ao lockdown e agora tem bons indicadores. Em 4 de março, um dia antes de o Município impor medidas mais rígidas, a média móvel na cidade era de 29. O índice era quase três vezes maior que o pico registrado em junho do ano passado (11,5). Atualmente, a média móvel para novos casos da Covid-19 é de 0,28.

Transferência de Pacientes
Em entrevista ao repórter Luan Rodrigues, a secretária de saúde de Pentecoste, Nerilene Nery, disse que oito pacientes estão na unidade há espera de uma vaga de UTI nos Hospitais do estado.

No início desse mês, após uma conversa por telefone do prefeito de Pentecoste, João Bosco (PDT) com o Governador do Ceará, Camilo Santana do PT, o município conseguiu a transferência, 08 pacientes nas últimas 24 horas que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado delicado. As transferências ocorreram durante o início da tarde de quarta-feira (03).
Comitê de Combate à Covid-19
Ontem, após reunião com chefes do Legislativo, Judiciário e governadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou a criação de um comitê de combate a pandemia. A decisão é tomada após o presidente sofrer críticas pela gestão da pandemia.

De acordo com Bolsonaro, a iniciativa deve acelerar o plano de vacinação.Disse que, que a intenção é de minimizarmos os efeitos da pandemia onde será criada uma coordenação junto aos governadores. Disse também que a intenção é dedicar cada vez mais na vacinação do Brasil.
Lockdown no Ceará
O governador Camilo Santana (PT), anunciou na noite da última sexta-feira, 19 de março (19/03), a prorrogação do lockdown no Ceará por mais uma semana, até o próximo dia 28. As medidas, chamadas de isolamento rígido, seguem da mesma forma do decreto que está em vigor no Ceará. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo pelo chefe do Executivo estadual nesta noite após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.
Números da Covid-19 no Ceará
O Ceará registrou 23 mortes em decorrência da Covid-19 apenas nas últimas 24 horas, conforme dados atualizados às 19h48min desta quarta-feira, 24, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e divulgados na plataforma IntegraSUS. No total, já são 13.297 óbitos e 514.748 casos confirmados da doença no Estado. Foram registrados 3.578 novos casos e 249 novas mortes desde o último boletim divulgado ontem, 23.

Alerta da Fiocruz para o Ceará
O Ceará e a maior parte dos estados brasileiros vive situação de "alerta crítico" no pior momento da pandemia da Covid-19. O Ceará tem atualmente 97% dos leitos de UTI ocupado, o que gera dificuldade para novos pacientes conseguirem uma vaga.

Por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19, a Fiocruz sugere que os estados devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias.

Além de sugerir a restrição das atividades para buscar a "redução de cerca de 40% da transmissão", os especialistas pedem o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.
Festas Clandestinas
A realização de eventos está proibida em Pentecoste em razão do crescimento no número de óbitos, infectados e aumento de internações por causa da Covid-19.

Apesar dos números crescentes de casos e de mortes por covid-19, ainda existem pessoas que insistem em realizar aglomerações ilegais no Ceará.

Vídeos que circulam nas redes sociais, mostram vários jovens aglomerando em uma festa clandestina na localidade de Três Lagoas, zona rural do município de Pentecoste, durante o final de semana.

Nas imagens, é possível ver um grande número de jovens, a maioria dos festeiros sem máscaras, acessório obrigatório na pandemia de Covid-19.

Denúncias
A Prefeitura Municipal de Pentecoste, torna público os números disponíveis para denúncias de combate à pandemia do Coronavírus no município:

> Vigilância Sanitária (85) 99104.6330
> Polícia Militar 190/ (85)3353.2090
> Guarda Municipal (85) 3352.1756

Confira o vídeo divulgado pela Prefeitura Municipal de Pentecoste no Facebook ontem.

Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!