Camilo prorroga lockdown no Ceará por mais uma semana e sinaliza para reabertura em 5 de abril - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 27 de março de 2021

Camilo prorroga lockdown no Ceará por mais uma semana e sinaliza para reabertura em 5 de abril

O chamado isolamento social rígido no Ceará irá durar mais uma semana, até 4 de abril. O lockdown em Fortaleza completará quase um mês desde que começou, em 5 de março.

📷Foto: Divulgação/ Redes Sociais

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na noite desta sexta-feira, 26 de março (26/03), a prorrogação do lockdown por mais uma semana. O chamado isolamento social rígido irá até 4 de abril, domingo da semana que vem. Com isso, Fortaleza completará quase um mês em lockdown. Governador disse que, se tendência favorável for mantida, reabertura gradual poderá ocorrer em 5 de abril. Mas isso dependerá de o comportamento dos indicadores seguir favorável.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, disse que os números começam a apresentar "tendência de platô", ou seja, possibilidade de os dados estarem se estabilizando. Mas, essa tendência precisa ainda ser confirmada e intensificada.

A decisão de prorrogar o lockdown no Ceará foi tomada nesta sexta, após reunião do comitê científico. A live do governador chegou a sair do ar duas vezes antes do anúncio das medidas.

Antes do anúncio Camilo se reuniu com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e afirmou torcer para que o novo ministro represente mudança na condução do combate à pandemia pelo Governo Federal. Camilo disse ter tido boa impressão do novo ministro e das intenções dele.

Resultados iniciais do lockdown

Dr. Cabeto destacou que os resultados do lockdown já podem ser vistos nos indicadores de forma inicial. "A partir de quando começamos o isolamento, começamos a ter uma certa estabilidade nas emergências e UPAs. São poucos dias ainda mas já mostra uma tendência de estabilização no número do pacientes atendidos. Ainda não é uma notícia definitiva. Tendência de platô mas não vimos decréscimo ainda", explica. O secretária frisa que o número de pessoas internadas se mantém em patamar elevado.

"Completamos três semanas de isolamento social rígido em Fortaleza e duas semanas em todo o Estado. Está trazendo o efeito que se buscava, que é reduzir a transmissão e o número de casos", avalia Camilo. Apesar da perspectiva considerada positiva pelo governador, ele destaca que ainda há muitas incertezas. Por isso, o lockdown se mantém. Se a tendência continuar, comitê vai discutir ao longo da semana "uma previsão de retomada gradual das atividades não essenciais a partir do dia 5", disse o chefe do executivo estadual. 

A 2ª onda da Covid-19 em curso no Estado apresenta maior número de novos casos e menor número de novos óbitos com relação à primeira. "Principalmente de janeiro para fevereiro, tivemos um grande acréscimo do número de casos. Temos cerca de 60% a mais de casos do que no evento anterior, em abril e maio do ano passado", detalhou o secretário da Saúde.

"Chegamos a subir lentamente e tivemos ascensão exponencial (de óbitos) em janeiro e fevereiro. Felizmente, bem menor do que o limiar anterior. Isso mostra que melhoramos a atenção e que a letalidade caiu", comparou Dr. Cabeto.

Camilo finalizou a transmissão reiterando o apelo para o cumprimento do isolamento social rígido e lamentou as mortes pela Covid-19 . "Estamos falando não é de números. São 300 mil mortes no Brasil. São 13.313 que perderam a vida no Ceará. São pessoas, vidas perdidas", acrescentou. 


OPOVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!