Todos os munícipios cearenses terão agulhas e seringas para vacinação até terça-feira (19) - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Todos os munícipios cearenses terão agulhas e seringas para vacinação até terça-feira (19)

 Distribuição dos insumos para imunização contra a Covid-19 foi antecipada no Ceará.

Todos os munícipios cearenses terão agulhas e seringas para vacinação até terça-feira (19) (Foto: Pexels)


Os 184 municípios cearenses estarão equipados com agulhas e seringas até a próxima terça-feira (19), segundo cronograma da primeira fase da campanha contra a Covid-19 no Ceará. Ao GCMAIS, a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, afirma que o cronograma foi antecipado em reunião realizada, na última quarta-feira (13), pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

“Até dia 19 todos os municípios vão estar com as seringas e agulhas, garantindo assim a meta do primeiro grupo de vacinação. Nós tínhamos um cronograma de 19 a 29 ( de janeiro), mas o Dr. Cabeto antecipou para que até o dia 19 (de janeiro) todos os municípios já tivessem recebido os insumos para o início da vacinação”, conta Sayonara Cidade.

Ao todo, serão entregues 1,3 milhão de agulhas e seringas para a vacinação contra a Covid-19 na primeira etapa. O material será entregue de acordo com a demanda de cada município.

As entregas desta sexta-feira (15) serão efetuadas por caminhões da rede de frio estadual. Já as entregas da próxima segunda-feira (18) serão efetuadas por caminhões da rede de frio estadual e da Superintendência da Região Norte. Para finalizar, as entregas da terça-feira (19) serão feitas pelos caminhões da rede de frio estadual e Superintendência do Cariri.

Segundo Sayonara, o Ceará conta com um estoque de 7,7 milhões de seringas e agulhas para a realização da campanha. Veja cronograma:

15/01/2021 – SEXTA FEIRA

1/22ª ADS – FORTALEZA
2ª ADS – CAUCAIA
3ª ADS – MARACANAÚ

18/01/2021 – SEGUNDA FEIRA

SMS – FORTALEZA
11ª ADS – SOBRAL
12ª ADS – ACARAÚ
13ª ADS – TIANGUÁ
15ª ADS – CRATEÚS
16ª ADS – CAMOCIM
5ª ADS – CANINDÉ
6ª ADS – ITAPIPOCA
14ª ADS – TAUÁ

19/01/2021 – TERÇA FEIRA

17ª ADS – ICÓ
18ª ADS – IGUATÚ
19ª ADS – BREJO SANTO
20ª ADS – CRATO
21ª ADS – JUAZEIRO DO NORTE
4ª ADS – BATURITÉ
7ª ADS – ARACATI
8ª ADS – QUIXADÁ
9ª ADS – RUSSAS
10ª ADS – LIMOEIRO DO NORTE

Camilo Santana assegura que distribuição da vacina de forma rápida

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, visitaram na manhã desta sexta-feira (15), o Centro de Distribuição de Medicamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, Camilo assegurou que a distribuição da vacina contra a Covid-19 aos municípios cearenses acontecerá de forma rápida por vias aérea e terrestre.

Durante uma live em sua rede social, Camilo disse que no Centro estão armazenadas parte das seringas e agulhas adquiridas pelo governo estadual para garantir a vacinação contra a Covid-19, além de EPIs, testes e medicamentos. Segundo Dr. Cabeto, o Ceará se antecipou à vacinação contra a Covid-19, com a compra de seringas, agulhas e refrigeradores.

Vacinação começa na próxima quarta-feira (20)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (14) que a vacinação contra covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20), às 10h, se a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar os imunizantes na reunião marcada para domingo (17).

A informação foi confirmada pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que solicitou o encontro com o ministro para discutir o programa de imunização.

Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta quinta-feira (14), que as primeiras doses da vacinação contra o novo coronavírus chegam à capital na próxima segunda-feira (18). Com a chegada, a imunização deve começar na quarta-feira (20), a depender da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme relatou o prefeito, a distribuição das primeiras doses da vacina ocorrerá de forma “igualitária e proporcional”.

O prefeito de Fortaleza disse em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quinta-feira (14), que solicitou ao Governo Federal a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos prioritários para a vacinação: “Na reunião, solicitei ao representante do Governo Federal que considere, tanto quanto possível, a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos a serem imunizados prioritariamente”.

Vacinação terá carteira digital e identificação pelo CPF

A vacinação nacional contra a covid-19, prevista para ter início na quarta-feira (20), conforme anunciado pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante reunião com prefeitos na quinta-feira (14), contará com carteira digital, para registro da dose da vacina, e possibilidade de ser imunizado apenas apresentando o CPF.

As medidas fazem parte de um processo de modernização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e facilitará o controle do Ministério da Saúde, evitando que uma mesma pessoa tome vacinas de laboratórios diferentes. O sistema ainda permitirá o monitoramento de reações adversas.

A identificação, na hora da vacinação, será realizada por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Quem não estiver cadastrado no SUS poderá fazer o registro no momento do atendimento, segundo a pasta.

Municípios cearenses devem fazer cadastro

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orientou, em nota técnica, que os 184 municípios do Estado façam um cadastro das unidades de atendimento que devem participar do processo de imunização em cearenses contra a Covid-19.

As informações devem ser publicadas no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA), que irá possibilitar o acesso e digitação dos dados em uma plataforma do Ministério da Saúde.

Os responsáveis pelas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) já realizaram uma solicitação em nível estadual para utilizar o sistema. Com isto, os vacinadores terão até quarta-feira (13) para cadastrar as unidades de saúde que irão realizar a vacinação contra a Covid-19.

Entenda o plano nacional de vacinação

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde tem a previsão de imunizar 51,4 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021. A previsão é que toda a população brasileira seja imunizada em 16 meses – os quatro primeiros meses os grupos prioritários e outros 12 para a “população em geral”.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários à vacinação aqueles considerados mais vulneráveis à doença além de trabalhadores de serviços considerados essenciais:

– Profissionais de saúde

– Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas

– População idosa (60 anos ou mais)

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente severa

– Indígenas

– Comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas

– Trabalhadores do transporte coletivo

– Pessoas em situação de rua

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema prisional

– Professores do nível básico ao superior

– Profissionais de forças de segurança e salvamento

– Transportadores rodoviários de carga

Três fases iniciais

A vacinação dos grupos prioritários será feita em três fases.

Na primeira fase, serão imunizados:

– Idosos a partir dos 75 anos

– Profissionais de saúde

– Idosos com 60 anos ou mais que vivam em instituições

– Indígenas

– Quilombolas e comunidades tradicionais ribeirinhas

Na segunda fase, o grupo é integrado por:

– Idosos entre 60 e 74 anos

Já a terceira fase inclui:

– Pessoas com comorbidades, como por exemplo diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares

– Pessoas com deficiência permanente severa

Os outros grupos prioritários “serão contemplados na continuidade das fases, conforme aprovação, disponibilidade e cronograma de entregas das doses a serem adquiridas”, afirma o Ministério da Saúde.

Distribuição de vacinas

Segundo o Ministério da Saúde, a logística de distribuição das vacinas será realizada via transporte aéreo e rodoviário.

A pasta informa que dispõe de uma frota de 100 veículos com baús refrigerados e mais 50 deles estarão disponíveis até o final de 2021.

“O Governo Federal distribui até o estado, o estado vai fazer a distribuição aos municípios junto com o Ministério da Defesa, que fará a segurança desse trabalho. A partir daí, os municípios executam o plano de vacinação”, explicou Pazuello.


GC Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!