Matrículas na rede estadual para novatos começam nesta quinta, 14 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Matrículas na rede estadual para novatos começam nesta quinta, 14

Em Fortaleza, o processo ocorre de forma online. No Interior, segue calendário das Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação.

VAGAS nesta etapa são para as 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral


A partir desta quinta-feira, 14, podem se matricular na rede estadual de ensino do Ceará estudantes oriundos da rede particular, de outros estados ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino pública estadual. Por conta das medidas de segurança adotadas contra à Covid-19, o processo de registro em Fortaleza ocorre de forma online. No Interior, presencialmente.

Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) disponibilizou a plataforma: matricula.seduc.ce.gov.br. “Trata-se de um novo sistema desenvolvido com o objetivo de agilizar o atendimento e garantir mais segurança neste período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19."

A Seduc informa que o atendimento presencial em Fortaleza será destinado apenas aos pais que não dispõem de acesso à internet. Nos demais municípios, o processo segue cronograma estabelecido por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Antes de solicitar a matrícula online, é preciso se cadastrar na plataforma. Na solicitação, preencher até três opções de escolas, por ordem de preferência. Além de responder o tipo de ensino, a série e o turno de interesse. “O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida”, comenta a Pasta.

A rede pública estadual de ensino conta com 730 escolas. As vagas nesta etapa da matrícula são para as 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral na Capital e interior do estado.

Cicero Cezar, 17, deixará a rede de ensino nos próximos dias. O rapaz encerra o 3º ano do Ensino Médio na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel, em de Juazeiro do Norte, a 489,2 quilômetros de Fortaleza. Cicero diz que, antes de estudar na escola pública, tinha "certo preconceito", mas percebeu que a realidade não era como imaginava. "É simplesmente incrível".

Para o jovem, os professores são o ponto alto da unidade onde estuda. Cícero ressalta que a maioria possui mestrado ou doutorado, para além disso, o pré-vestibulando destaca os métodos diversos de avaliação. No entanto, "o que a instituição tem de bons profissionais ela falha na infraestrutura", lamenta ao afirmar que é necessário intervenções desde a sala de aula aos refeitórios.

"Aprender no ano de 2020 se tornou um desafio imenso. Creio que fui extremamente prejudicado mesmo com meu esforço e dos professores. Ainda continua sendo difícil manter o foco necessário, tenho certeza de que não conseguirei chegar a uma nota alta como seria esperado se estivesse estudando presencialmente", comenta sobre o desempenho que pode ter no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mãe de Cicero, a corretora de imóveis Cicera Leal comemora o progresso educacional do filho. Para ela, o jovem ficou mais independente depois que começou a passar mais tempo na escola. A genitora cita ainda a possibilidade que ele teve de aprender novo idioma no Centro Cearense de Idiomas (CCI).


O POVO Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!