Chuva de meteoros e conjunções planetárias: veja os eventos astronômicos de fevereiro vistos do CE - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Chuva de meteoros e conjunções planetárias: veja os eventos astronômicos de fevereiro vistos do CE

Visibilidade dos eventos pode ser afetada em caso de tempo nublado ou chuvoso, conforme especialista em astronomia.

Conjunção entre Júpiter e Saturno, registrada em dezembro de 2020 📷Foto: Divulgação/Astronomicamente

Enquanto janeiro apresentou eventos astronômicos voltados para o lado oeste, direção em que o sol se põe, fevereiro terá nova série de configurações diferentes ao leste, conforme o professor de Astronomia do Colégio do Corpo de Bombeiros, Romário Fernandes. Dentre as previsões esperadas há chuva de meteoros e distintas conjunções planetárias, evento que acontece quando alguns planetas se encontram aproximados no céu por um período de tempo. 

No caso da chuva de meteoros, a expectativa é que ocorra com maior intensidade no dia 8 de fevereiro “sob condições ideais de visibilidade”. Segundo o pesquisador, que também produz conteúdos sobre astronomia no Youtube, o evento pode concentrar entre 5 a 25 meteoros por hora, podendo ser localizado próximo da estrela chamada Alfa do Centauro, “a mais brilhante das duas estrelas bem vistosas que apontam para o Cruzeiro do Sul”.

“A dica para tentar aproveitar ao máximo a oportunidade é ir para o local mais afastado possível das luzes da cidade. Sentar confortavelmente em um espaço onde não tenha montanhas, prédios, nem árvores no horizonte e aguardar o início do espetáculo”, acrescenta. 

Por ser um ponto da estrela que está localizada ao sul, a visibilidade se torna favorável em todo o país. Apesar dos meteoros poderem surgir em qualquer lugar do céu, em horário inesperado, Romário explica que “a tendência é que a madrugada seja mais favorável para a observação de riscos luminosos mais significativos”. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!