Carne bovina pode ficar mais barata no primeiro semestre de 2021 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Carne bovina pode ficar mais barata no primeiro semestre de 2021

Enquanto o valor continua alto, veja algumas dicas para substituir o consumo da carne de boi.

Foto: Divulgação/ Abiec

Entre os diversos aumentos de preços que os brasileiros tiveram que encarar em 2020, um dos mais significativos foi o da carne bovina. No último mês de dezembro, o preço médio desse alimento era, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de R$ 39,20. Esse valor é R$ 15,59 mais alto do que o de janeiro de 2019.

Em Fortaleza, a variação no preço da carne chegou a 32,97%. No momento mais crítico da pandemia de covid-19, a oscilação foi mais agressiva: 61,32%.

Porém, a expectativa é de que essa onda de preços altos tenha parado. No melhor cenário, a carne bovina pode até ficar mais barata. É o que explica o presidente do Sindicarnes, Francisco Ewerton:

Entramos em janeiro de 2021 com a perspectiva de baixar a carne. Estamos no período de safra do boi, que vai até julho”, diz ele.

Segundo o presidente do Sindicarnes, o cliente ainda não sentiu a redução nos preços porque os custos da produção da carne ainda estão muito elevados. A pandemia de covid-19 obrigou toda a cadeia produtiva a mudar a rotina de trabalho, adicionando novos insumos nos custos, como o álcool em gel.

“Nós estamos no reflexo do ano passado. Esses insumos pesaram muito e ainda não baixaram”, explica. “No mês de fevereiro ou março, a gente vai sentir as primeiras reduções no preço da carne. Vamos aguardar o período da safra e ver o comportamento, mês a mês, para entender a economia no Brasil”, conclui Francisco Ewerton.

Enquanto a carne bovina não fica mais acessível, a opção que muitos brasileiros têm escolhido é de reduzir o consumo deste alimento. Em entrevista ao Grupo Cidade, a nutricionista Monalisa Moreira dá algumas dicas sobre como substituir o boi por outras fontes de proteínas:

– Cortes mais magros e proteicos do frango, como o peito e o filé, são boas opções de substitutos.

– Ovos também são fontes de proteínas, com alto valor biológico e diversas vitaminas e minerais importantes para o ser humano.

– Alguns vegetais, como os cogumelos e as abobrinhas, também são boas opções de substitutos. Porém, a carne possui um índice mais elevado de proteínas, então é importante que as proteínas vegetais sejam consumidas em maior quantidade.



GC Mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!