Comissão cobra do prefeito de Pentecoste concurso para Guarda Municipal - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 26 de dezembro de 2020

Comissão cobra do prefeito de Pentecoste concurso para Guarda Municipal


Segundo dados DETRAN- CE, o município de Pentecoste teve 28 óbitos em acidentes de trânsito entre os anos de 2010 e 2013. Em todo o município, os dados apontam que houve uma queda de no número de vítimas fatais nesses acidentes, em vias urbanas e estradas da zona rural.

Ainda de acordo com o DETRAN- CE, Pentecoste conta com cerca de 4.511 pessoas habilitadas, sendo: 714 na categoria "A" e 2.442 na categoria "B".

Óbitos de motociclistas
Foram registradas dois acidentes com uma morte envolvendo motociclistas na cidade no último domingo (20). Os acidentes aconteceram na AV José de Borba Vasconcelos, pela manhã. No final da tarde, um motociclista acabou ficando ferido após colisão no fina da tarde no Itamaraty, em Pentecoste.

Brasil
Nos últimos dez anos, quase 200 mil pessoas morreram e 2,5 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente após sofrer acidentes com motocicletas no Brasil.

Acidentes durante a Pandemia
A pandemia pode ter contribuído para a redução nos índices levando as medidas de isolamento social em consideração.

Guarda Municipal em Pentecoste
Desde que a atual administração assumiu em 2016 a Prefeitura de Pentecoste, dezenas de guardas municipais têm usado as redes sociais para pedir avanços para a categoria, entre eles o aumento no números de profissionais na cidade.

O último concurso para o cargo de Guarda Municipal de Pentecoste foi há cinco anos atrás, no mandato da então ex- prefeita Ivoneide Moura (PT). Na ocasião, foram ofertadas 40 vagas de início imediato.

O curioso é que existe um concurso em curso onde foram chamados apenas homens 12 e ficando mais 28 selecionados, treinados e aptos a serem convocados. A medida está sendo vista como ato de perseguição aos concursados aptos a serem convocados. Os concursados chamam a atenção da população para o fato deles terem sido aprovados, treinados e não serem nomeados.

Pentecoste conta atualmente com duas instituição, Demutran e Guarda Municipal. Hoje em dia, apenas quatro servidores estão na ativa, três guardas municipais e um agente de trânsito.

Uma Comissão formada por Guardas Municipais em Pentecoste, apresentou uma portaria N° 138-2020, assinada pelo prefeito autorizando uma Comissão Organizadora formada pela Prefeitura Municipal, para organizar um concurso para a Guarda Municipal do município. São 33 vagas entre Agentes e Guardas.

— Apesar do cenário de austeridade apontado pelo prefeito, essa é uma reivindicação antiga. Por isso estamos apresentando sobre a necessidade urgente de concurso para novos guardas municipais — disse Glaubyo, Guarda Municipal que atua na cidade de Fortaleza.

Em maio do ano passado, o Ministério Público do Ceará (MPCE) lançou recomendações à prefeitura de Pentecoste relativas à Guarda Municipal. Entre outros pontos, o documento trouxe a realização de um concurso para renovação da corporação.

Também define como “insuficiente” o quadro de agentes públicos de Pentecoste, que naquele tempo, contava com cinco guardas municipais e três agentes de trânsito, deixando, respectivamente, 15 e 17 cargos vagos nas respectivas atribuições. O município tem aproximadamente, 40 mil habitantes, segundo o MPCE.


Acompanhe a reportagem completa no vídeo abaixo:


Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!