TRE registra 1,6 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 31 de outubro de 2020

TRE registra 1,6 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular no Ceará

 



Em uma semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recebeu 545 denúncias de propaganda irregular no estado, conforme divulgou o órgão neste sábado (31). Considerando toda a campanha, o total de denúncias chega a 1.644. As reclamações são feitas pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e por formulário eletrônico disponibilizado pelo site do TRE.

Fortaleza, o maior colégio eleitoral cearense, concentra boa parte das denúncias: 31,81%. Em seguida aparecem Caucaia (52 reclamações), Juazeiro do Norte (35), Maracanaú (25) e Sobral (24).

Candidatos, inclusive, são os mais denunciados por esse tipo de ilícito eleitoral, concentrando 77,8% das queixas submetidas ao aplicativo Pardal. Já as coligações e os partidos são responsáveis por 16,24% e 5,96% das irregularidades, respectivamente, de acordo com dados do TRE.

Pelo menos 505 notificações de ilícitos já foram autuadas como notícia de irregularidade em propaganda eleitoral (NIP) pelo TRE-CE, com julgamento de mais da metade (51,08%). Das demais, 13,66% foram arquivadas e o restante segue em tramitação nas Zonas Eleitorais.

Do total de denúncias autuadas como NIP, 60,59% se concentram em Fortaleza. A capital cearense é seguida pelos municípios de Beberibe (7,13%), Iguatu (2,77%) e Aracati (2,17%).

Denúncias no Ceará
Além do sistema Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atende todo o País, cearenses podem registrar denúncias de propagandas irregulares no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Na página, é disponibilizado um formulário eletrônico para que o eleitor registre sua queixa.

A ferramenta do TRE-CE permite que o denunciante forneça um maior detalhamento sobre o ilícito, com caixas para inserção de URL, URI ou URN do conteúdo específico. O formulário recebeu 15% das notificações, enquanto o Pardal recebeu 85%.


G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!