Lixão de Pentecoste torna um problema para a população e vira caso de saúde pública - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Lixão de Pentecoste torna um problema para a população e vira caso de saúde pública


Criada em 2010, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a PNRS tem oferecido um conjunto de diretrizes para adequarmos o nosso presente a um futuro melhor, em um cenário de escassez.


De acordo com a proposta do (PNRS), é de acabar até 2014 com os 2.096 lixões que existem no Brasil inteiro e dar uma destinação adequada dos resíduos, assim como uma maior conscientização que resultará numa redução da quantidade de resíduos e a maior reutilização dos materiais.


Mais de 3,3 mil prefeituras ainda descartam a céu aberto, em terrenos sem qualquer tratamento para evitar a contaminação do solo. A lei sobre resíduos sólidos deu quatro anos para que os municípios substituíssem os lixões por aterros sanitários. A situação é pior no Nordeste.


O local em que o lixo de Pentecoste é depositado não tem  qualquer tipo de tratamento. Isso significa que nada é planejado para receber os resíduos sem agredir o meio ambiente. Os moradores das proximidades denunciam que vários focos de incêndio se espalham pela área, trazendo risco às residências e problemas de saúde provocados pela fumaça tóxica à população do local. 

Animais, são vistos facilmente no entorno do lixão se alimentando, com isso, o lixo acumulado no local, também é fonte de muitos insetos e animais peçonhentos. As pessoas que vivem do lixo trabalham sem qualquer cuidado. Condição que por omissão de nossos gestores e pela falta de responsabilidade com a população e com o ambiente, ainda se faz presente em nosso munícipio atualmente.


O problema, também afeta aqueles que são "invisíveis" perante o poder público municipal. Os catadores. Nossa equipe conversou com a dona Maria Vieira tem 64 anos, e vive como catadora de lixo. Ela simboliza muitos brasileiros que, diante do desemprego nas grandes cidades, somado a uma nova etapa na industrialização e às demandas ambientais, ingressaram na atividade em busca da sobrevivência. A idosa afirma se sentir desamparada sem auxílio básico por parte do poder publico local.


O blog Notícias de Pentecoste, procurou na manhã desta terça-feira (13), a secretária do Meio do Ambiente, onde tem como responsável o ex- vereador, Daniel Gomes atual secretario da pasta que falou o seguinte:


" A máquina está fazendo a operação de manejo dos resíduos  e ainda existe alguns focos de fumaça, porém, tanto a máquina como o carro pipa estão no local para manejar e já ir debelando o foco."


Com relação ao auxílio aos catadores, o secretário disse ainda, que eles estão formalizados em uma Associação.


É pela falta de responsabilidade ou omissão dos gestores com a população e com o meio ambiente, ainda se faz presente esse problema atualmente em nosso munícipio. 



Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!