Forte estrondo ouvido por moradores no Maciço de Baturité foi causado por queda de asteroide - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

sábado, 10 de outubro de 2020

Forte estrondo ouvido por moradores no Maciço de Baturité foi causado por queda de asteroide


 

Moradores de várias cidades do Maciço do Baturité narram ter escutado um forte estrondo na manhã deste sábado (10). Embora houvesse especulações entre os populares de que se tratasse de um trovão, ou mesmo da queda de uma aeronave, o fenômeno foi provocado por um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). O barulho forte e alto assustou moradores de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Redenção, Palmácia e Guaramiranga.

De acordo com relato do astrônomo, Lauriston Trindade, da Bramon, o objeto foi avistado ao sul de Fortaleza próximo da região do Maciço onde se deslocou no sentido noroeste.

 "Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória, afirmou. 

Para o astrônomo, o tamanho e o impacto do objeto confirmam que se trata de um asteroide. 


“A partir de um metro de diâmetro já é considerado oficialmente um asteroide. A gente vai tentar calcular a massa dele porque existem estações de infrassom pelo mundo que podem ter registrado também esse som. Foi um pequeno asteroide, a gente tem convicção pela magnitude, pelo poder que ele teve, de que se trata de um objeto relativamente grandinho”, avaliou Trindade. 

Satélite meteorológico capta asteroide

O professor e astrônomo Romário Fernandes afirmou para o Sistema Verdes Mares que um satélite geoestacionário meteorológico registrou o fenômeno. 

“Há um satélite que está a centenas de quilômetros acima da Terra e ele é um satélite geoestacionário meteorológico de monitoramento climático. Ele fica orbitando a Terra regularmente para outros fins. E ele capturou esse registro. Esse azul (ver foto) é um indicativo do fenômeno luminoso, a explosão que aconteceu por volta das 6h50 na região" explica.

'Terremoto' e 'trovão'

Alguns moradores do Maciço, como o analista de contas a pagar Dyonatham Maciel, ficaram impressionados como volume do som ouvido. “Todo mundo assustado. Uns dizem que foi queda de avião, uns acham que foi meteoro. Foram dois estrondos. Parecia trovão, pensei que ia chover, descreveu Dyonatham, que mora em Baturité.  

Além do relato do analista de contas, outras suposições surgiram na região. “Foi um barulho muito parecido com o de um trovão. Pancada seca. Durou uns três a quatro segundos. Balançou as portas do quarto onde estava”, contou o radialista Delano Holanda, que mora em Pacoti. Já o vendedor Gabriel Orlando da Silva pensou que era um acidente aéreo. “Parecia uma queda de avião ou algo parecido”. Teve gente que pensou se tratar de um terremoto. "Percebi a casa tremer. Uma forte vibração”, disse o comerciante Renato Nunes Sampaio.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!