Polícia apreende 10 armas em operação que prendeu criminoso da lista de mais procurados do Ceará por reconhecimento facial - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Polícia apreende 10 armas em operação que prendeu criminoso da lista de mais procurados do Ceará por reconhecimento facial

Outros sete comparsas do chefe de facção em Caucaia foram presos durante a Operação Focus, realizada nesta quarta-feira (8).

Por G1 CE




As dez armas apreendidas na Operação Focus seriam utilizadas em crimes em Caucaia, na Grande Fortaleza — Foto: Divulgação/SSPDS

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apreendeu dez armas de fogo durante a realização da Operação Focus, em Caucaia, na Grande Fortaleza. "Além de desestabilizar o comando da facção, tiramos as armas desse grupo. Esse arsenal seria utilizado para diversos crimes na nossa querida Caucaia, principalmente homicídios de pessoas do grupo rival", escreveu o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (9).

A Operação Focus foi deflagrada nesta quarta-feira (8) e resultou na prisão do chefe de facção Francisco Cilas de Moura Araújo, o "Mago", um dos homens mais procurados do Ceará. Na ocasião, sete comparsas de Mago também foram capturados pela polícia.

De acordo com André Costa, a prisão de Cilas “Mago” em Teresina, no Piauí, contou com o auxilio do reconhecimento facial, por meio do aplicativo Portal do Comando Avançado (PCA), desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará.

"Com uma foto tirada pela própria câmera do smartphone, os investigadores obtiveram a identificação verdadeira do criminoso, pois o mesmo apresentou identidade falsa", detalhou o secretário de segurança.
Em um vídeo divulgado pelo secretário da Segurança Pública, policiais civis caminham em uma área de mata — Foto: Reprodução/Instagram

O chefe de uma facção criminosa de Caucaia, na Grande Fortaleza, foi preso em um apartamento no Piauí em uma operação interestadual. Francisco Cilas de Moura Araújo, o "Mago", era um dos homens mais procurados do Ceará e informações sobre o paradeiro dele valiam recompensa de R$ 10 mil. A prisão foi divulgada em rede social nesta manhã pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa.

Cilas responde a inquéritos policiais por porte e posse ilegal de armas de fogo, associação criminosa, tráfico de drogas e homicídios. Ele estava foragido desde 14 de julho de 2016, quando fugiu por meio de um túnel construído no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Após ser capturado em Teresina (PI) nesta segunda, o homem foi trazido para Fortaleza.

O chefe da facção foi localizado no apartamento alugado em um condomínio considerado de "classe média/alta", segundo Alisson Gomes, delegado adjunto da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). No local, o criminoso vivia há cerca de um mês com a esposa, filhos e um amigo.

De acordo com Gomes, o foragido não tinha contato com vizinhos, moradores que conversaram com a polícia disseram não conhecer e não ver "Mago" no local. Ele foi encontrado com aparência diferente daquela divulgada como foragido.

Segundo o secretário André Costa, "Mago" era responsável por dar ordens para execuções realizadas em Caucaia.

Operação Focus

Foram duas etapas da Operação Focus, que até o início da tarde desta quarta-feira (8) prendeu oito pessoas. Segundo as autoridades envolvidas, foi realizado um mapeamento dos chefes de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro atuando em Caucaia, com intuito de tirar de circulação esses criminosos. As investigações ocorriam há cerca de um ano.

Com a prisão de "Mago" no Piauí na primeira etapa, a polícia iniciou a segunda parte da operação no território de Caucaia prendendo pelo menos outras sete pessoas. Esse é o balanço parcial do trabalho, já que as investigações e ações ainda estão em andamento.

Foi “uma grande prisão, representa, com certeza, um duro golpe nessa organização criminosa que ainda teima em atuar no nosso estado. A essa pessoa é imputado vários crimes na área de Caucaia, crimes de homicídio por disputa de território e pelo tráfico de drogas. E temos certeza que teremos um processo de calmaria nesses índices na área”, disse o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!