EQUILÍBRIO: FÍSICO x MENTAL x ESPÍRITUAL x PAZ x FELICIDADE. - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 20 de julho de 2020

EQUILÍBRIO: FÍSICO x MENTAL x ESPÍRITUAL x PAZ x FELICIDADE.

 Por Elieu Lima

Essa reflexão, denota claramente que o homem é sim em parte produto do meio. Existe uma história antiga que uma criança foi criada na selva e aprendeu a caminhar igual aos animais. No entanto uma criança sendo criada em família aprende a engatinhar e se colocar de pé e dar os primeiros passos e por conseguinte aprende a andar. 
Foto ilustrativa

No entanto o filho admira e aprende os hábitos dos pais. A nossa mente grava as informações mais recentes. Existe um adágio que diz que os homens tem memórias curtas. Na verdade tem fundamento esse pensamento. Uma pessoa que sofre de lesões no cérebro dependendo do nível da lesão e do tempo da inatividade física de locomoção e do exercício da fala (voz) e na maioria das vezes essa pessoa necessita de fisioterapia para voltar às suas atividades normais de locomoção e da fala. 

Portanto está comprovada que a mente humana e frágil e muito complexa e muito se tem a ser estudada. Veja bem sua complexidade: Apenas Deus tem o poder do conhecimento do pensamento humano. Se o homem vive em sociedade, evoluções, transformações, oscilações diárias econômicas sociais, sua mente vive em conflitos, pensamentos, idéias, o medo, a incerteza do amanhã. Tudo isso deixa o homem vulnerável psicologicamente em sua vida. 

 Portanto essa fragilidade da mente humana abre portas para que o homem tenha a facilidade de comprar idéias facilmente, até por ser comprovada que o homem e produto do meio em boa parte. O homem tende a consumir bens e serviços pelo fato de ver alguém consumir determinado bem ou serviço para muitas vezes suprir suas carências psicológicas. 

 Exemplos práticos de consumismo: 1 - A compulsão do homem em comprar bens e serviços de uso sem controle e com excesso. 2 - Uma criança ver uma propaganda na tv de um lançamento de um brinquedo e de repente coloca na mente após ver uma outra criança com aquele mesmo brinquedo visto por ela na tv. No entanto o homem que se vicia, (vício é tudo aquilo que foge o controle e o domínio do autor da ação, seja de atos cometidos na vida de forma constante e irregular ou não aceitos pela sociedade (exemplos jogos de azar, o uso cigarro) ou do consumo excessivo do álcool ou drogas), se torna um homem algemado e impossibilitado de agir racionalmente, perde o direito de ir e vir e viver dignamente. 

Veja bem:. No princípio os problemas sociais eram menores, pois não existiam influências de redes sociais, jornais e telenovelas. No entanto sabe-se que o homem em si, é consumista por sua natureza. O homem não gosta, não ama e nem sente saudades de nada que ele não teve ou do que ele não conheceu, portanto é sim consumista, possessivo e tende muitas vezes a conhecer por curiosidade de consumir ou não dos bens, serviços, vaidades, lazeres, bebidas, álcool, drogas. Enfim, o homem é prenda fácil do inimigo em sua vida, por ter em sua volta a oferta de tudo que é bom e o que e ruim a sua escolha. 

 No entanto quando o homem opta de princípio pelos lazeres com álcool, abre portas para todas as drogas. Estudos científicos apontam para quem faz uso das drogas ilícitas, tiveram início através das drogas lícitas (álcool). O Conflito social - econômico x financeiro, de vez o governo precisa de arrecadar impostos com vendas das drogas lícitas e com esses mesmos recursos tem que gastar com a saúde para tratar da mesma sociedade doente e vitima no contexto social. Sendo que os gastos com hospitais; medicamentos, combustível, mão de obra especializada: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros. 

Emfim, estes gastos superam os recursos arrecadados com vendas das drogas lícitas. No entanto, quando esse lazer natural da ingestão de bebidas alcoólicas frequentes ou não, quando se torna uma doença do alcoolismo ou das drogas diversas, de vez e uma doença silenciosa comparada com a diabete, normalmente quando o doente vem a perceber ou a própria família vem a perceber e quase sem jeito aparentemente de vez a doença do alcoolismo e das outras drogas ilícitas são de caráter lenta, progressiva, irreversível e de consequências fatais e antes de matar, desmoraliza qualquer cidadão, normalmente as perdas são enormes, perdas de empregos, empresas, perda esposa, familiares. Finalmente o doente se afasta da família e da sociedade e normalmente são excluídos pela própria família e pela sociedade, após inúmeras tentativas de resgates e cuidados pela família. 

Como é uma doença que não tem cura, mas existe um tratamento do tipo tratamento de pressão arterial, que e definitivo e contínuo que é parada total da ingestão do álcool ou da droga por tempo indeterminado. O principio do tratamento é o não uso do álcool ou da droga por apenas um dia por vez e a cada dia na mesma sequência contínua. Essa reabilitação está comprovada em Alcoólicos Anônimos e em Narcóticos Anônimos. Portanto está de parabéns todas as entidades filantrópicas que cuidam dessa grande parte da sociedade que sofre dessas doenças. 

Imaginamos o que seria a sociedade em modo geral se não existissem as igrejas católicas, igrejas evangélicas e as demais igrejas e religiões que lutam com o objetivo maior, a reformulação de vida das pessoas em todos os sentidos de suas vidas. No entanto após período carnavalesco quantas famílias destruídas, separadas, perdas de ente queridos por acidentes fatais automobilísticos. No momento do uso do álcool ou droga, dar sensação de poder, de liberdade e de paz, tudo isso ilusório na mente por sua fragilidade, mas após passar o efeito vem as reações contrárias de imediato, surgem na mente umas reações de tristeza, sentimentos de culpa, insônia, dores, pânico em diversos aspectos, depressão profunda e sentimentos de perda de vontade de viver. 

Portanto fazer uma tentativa da não ingestão dessas substâncias por um dia ou semana ou um mês, e após esse período você fizer uma comparação do prazer, mais saúde, mais paz e felicidade individual e por fim felicidade coletiva, de toda a família. E como resultado a abertura de novos horizontes, novas idéias e novos planos de vida promissora e saudável. Os problemas diários sempre vão existir por fazerem parte de nossas vidas. 

Mas todos esses problemas do dia a dia tem solução sim através da ação e da prática da fé em Deus e a mudança radical de todos os seus hábitos diários e da mudança radical do convívio social. Ao contrário do que foi dito, é semear problemas pré estabelecido e visto ao olho nú, com perdas em todos os sentidos e algumas vezes a perda da vida fatalmente ou lentamente. 

O problema é social. Mas a solução do problema é individual e a decisão da mudança de vida é sim pessoal e vitóriosa, está dentro de cada um de nós, e só dizer um NÃO ao álcool e/ou droga e o sincero desejo de salvar sua vida e de sua família aqui na terra e traçar um novo rumo individual para vida eterna com Deus, basta acreditar em você e ter a fé em Deus e tudo será renovado plenamente e em poucos dias a felicidade reinará em sua vida e na vida de toda a família e também será beneficiada todos os amigos e vizinhos, de vez o homem gosta de copiar as pessoas e não é pecado nós copiarmos o que é bom e o que é de Deus. 

Reflexão meramente educadora e orientadora e direcionada às pessoas que sentem a necessidade de serem ajudadas através de palavras verdadeiras e sinceras de reformulação de vida. Esclarecendo e servindo de alerta para outras pessoas que o álcool e as drogas são traiçoeiros. 

 Viver sem álcool e sem drogas é uma benção de Deus. Afirmo que a maior riqueza que tenho hoje, exceto a minha saúde é a perda de vontade de ingestão de álcool, adquirida há mais 5 anos. O homem que não faz ingestão de álcool ou drogas, é um homem preparado para qualquer problema em sua vida, independe de qualquer situação ele terá a vitória, assegurado pelo príncipio da obediência, de que devemos obedecer para sofrermos menos nesse processo de purificação do espírito.

Autor do Artigo

Artigo de autoria do Antônio Elieu Lima de Sousa, graduado em Ciências Contábeis, graduando em Direito. Especialista em contabilidade, gestão empresarial, gestão tributária, gestão administrativa e especialista em reestruturação empresarial. Sócio fundador da SETEC - SERVICOS TÉCNICOS & CONTÁBEIS LTDA, Há 35 anos no mercado de contabilidade, dentre as mais renomadas empresas do ramo de contabilidade do Estado do Ceará. Sede própria em Pentecoste e atual no Vale do Curu, Vale do Acaraú,  Pentecoste, São Luís do Curu, Paraípaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante,  Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Pindoretama, Caridade,  Cariré e em outras unidades da Federação. Nesse momento de pandemia e de grandes dificuldades financeiras, dando ênfase na reestruturação empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!