Alerta de perigo potencial de chuvas é emitido pelo Inmet para três regiões do Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Alerta de perigo potencial de chuvas é emitido pelo Inmet para três regiões do Ceará

Chuvas vão atingir cidades localizadas do Norte Cearense, Noroeste e Grande Fortaleza.

Legenda: Iparana no município de Caucaia pode receber chuvas nas próximas horas, de acordo com previsão do Inmet
Foto: Gean Sousa/Arquivo Pessoal

O Ceará deve receber fortes chuvas em cidades das regiões Norte Cearense, Noroeste e Região Metropolitana de Fortaleza entre a manhã desta quinta-feira (11) e manhã de sexta-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu na manhã desta quinta-feira (11), um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuvas. O aviso foi emitido às 8h desta quinta e segue até às 10h da sexta-feira (12). 

De acordo com o Inmet, poderá chover entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, nas regiões. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O Inmet recomenda aos moradores das cidades listadas que evitem utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observem alterações nas encostas. 

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Legenda: Inmet recomenda aos moradores das cidades listadas que evitem utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observem alterações nas encostas
Foto: Inmet


Precipitações

Choveu em pelo menos 75 municípios entre as 7h desta quarta (10) e as 7h desta quinta-feira (11). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a maior chuva foi registrada em Ibaretama, no Sertão Central e Inhamuns com 41,3 milímetros. Em seguida aparecem Mulungu (31 milímetros), Pindoretama (30 milímetros), Morada Nova (27,3 milímetros) e Ipueiras (27,2 milímetros). 

De acordo com a Funceme, as áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e do leste da região Nordeste deverão seguir colaborando para precipitações no Ceará até a próxima sexta-feira (12). Segundo a análise realizada pelo órgão, a tendência é que as áreas mais a leste, assim como a faixa litorânea concentre os maiores acumulados, mesmo que a expectativa não seja de chuvas tão expressivas nestes próximos dias.

Para quinta, a tendência, neste momento, é de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Já para sexta, a Funceme indica, neste momento, chances de registros passageiros no litoral e no Maciço. 

10 maiores chuvas por posto no dia:
Ibaretama (Posto: Ibaretama) : 41.3 mm
Mulungu (Posto: Mulungu) : 31.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 30.0 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 27.3 mm
Ipueiras (Posto: Matriz) : 27.2 mm
Iracema (Posto: Ac.santo Antonio Bastioes) : 26.0 mm
Jaguaretama (Posto: Fazenda Coque) : 25.8 mm
Ibaretama (Posto: Fazenda Niteroi) : 25.0 mm
Aracoiaba (Posto: Aracoiaba) : 21.4 mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 21.0 mm

Açudes do Estado
Segundo a Cogerh, o Ceará possui 30 reservatórios monitorados sangrando. Além disso, outros 57 estão próximos de atingir a capacidades máxima, com volume entre 90% e 99%. O Castanhão, maior reservatório cearense, chegou a 16,12% de sua capacidade, melhor marca dos últimos oito anos. O Orós está com 28,03% e o Banabuiú com 14,25%.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!