Governadores do Nordeste querem autorização para contratar 15 mil médicos formados no exterior - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 18 de abril de 2020

Governadores do Nordeste querem autorização para contratar 15 mil médicos formados no exterior

A solicitação ao Ministério da Saúde pede ainda que o processo de validação dos diplomas seja feito durante a atuação.

Por G1 CE

Estados do Nordeste tentam contratação de 15 mil médicos sem revalida — Foto: Governo do Estado/Divulgação


Governadores do Nordeste querem autorização do Ministério da Saúde para contratar cerca de 15 mil médicos formados no Exterior que ainda não possuem autorização para atuar no Brasil. A solicitação foi feita na tarde desta sexta-feira (17), após reunião entre os nove governadores da região.

Segundo o governador do Ceará, Camilo Santana, "a medida resulta de uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste para que seja criada uma Brigada Emergencial de Saúde, com a ampliação do quadro dos profissionais da área, para combate e prevenção ao Coronavírus".

No ofício, os governadores argumentam a necessidade da contratação de mais profissionais da saúde para atuar no combate à covid-19, o novo coronavírus, e estabelece medidas para a validação dos diplomas desses profissionais.

Os médicos que são alvo da solicitação dos governadores precisam passar pelo chamado Revalida, que é um procedimento de validação do diploma de médicos formados fora do Brasil. Boa parte deles está no País sem poder atuar aguardando autorização. Muitos deles, no entanto, nem iniciaram o procedimento.

No documento, os gestores estabelecem que os profissionais atuem imediatamente sob supervisão e que o processo de validação dos diplomas seria feito por meio de programa de complementação curricular e de avaliação na modalidade ensino-serviço a cargo das universidades públicas.

O Nordeste argumenta, além da necessidade de mais profissionais para atuar no combate ao covid-19 no País, cita a ausência de médicos principalmente no interior do Nordeste.

Pacientes à espera de UTI


Estádio Presidente Vargas tem gramado transformado em hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19 — Foto: José Leomar/SVM


O Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, informou na tarde desta sexta-feira (17), durante uma coletiva de imprensa, que o Ceará tem, no momento, 38 pacientes da Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aguardando por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública de saúde. Ontem, o número de pessoas nessa situação era de 48.

"Tínhamos 38 indivíduos precisando de UTI nas UPAS hoje. E esse número cresce a partir do número de contatos, de contágios, ou de contaminações. Isso faz com que o serviço esteja permanentemente se adequando. Se tudo der certo, o estado do Ceará deve abrir ainda algo em torno de 560 leitos de UTI para dar suporte a essas necessidades", comentou Cabeto.

Já em relação a pacientes que precisam de UTIs, mas para outros problemas que não a Covid-19, a capacidade total de tais leitos está 85% ocupada. "Dentro do sistema público o que estamos vendo é que leitos de UTI que não são Covid têm 85% de taxa de ocupação. E evidentemente são leitos que precisam existir, não dá pra abdicar desses perfis de leitos porque as doenças continuam acontecendo, inclusive tem sido uma preocupação no mundo inteiro os cuidados com doenças crônicas", coloca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!