Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio testa positivo para coronavírus - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 21 de março de 2020

Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio testa positivo para coronavírus

O gestor não apresenta sintomas e já está em isolamento domiciliar.

Por G1 CE
Roberto Cláudio afirmou que manterá a rotina de trabalho nos próximos dias — Foto: José Leomar/SVM


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira (20) pela assessoria da Prefeitura de Fortaleza. Até o início da noite desta sexta, o Ceará tinha 68 casos confirmados de coronavírus, sendo 63 em Fortaleza.

O chefe do executivo municipal não apresenta sintomas da Covid-19, mas fez os testes por orientação de especialistas, já que manteve contato direto com pessoas já detectadas com a doença.

Antes mesmo de receber o resultado dos exames, Roberto Cláudio decidiu manter isolamento domiciliar, trabalhando nesta sexta-feira da própria casa.

Roberto Cláudio vai prestar mais esclarecimentos às 9h30 deste sábado (21), em live por meio do seu perfil no Facebook. Ele explicará como vai manter a rotina de trabalho nos próximos dias, durante as operações de contenção do novo coronavírus em Fortaleza.

Nesta quinta-feira (19), o irmão de Roberto Cláudio, o senador Prisco Bezerra (PDT) também informou que contraiu o novo coronavírus. Ele apresentou sintomas similares a um quadro gripal e também se manteve em quarentena antes mesmo do resultado dos testes.

Idoso em estado grave

Um idoso diagnosticado com coronavírus está com um quadro grave, em Fortaleza. A informação foi confirmada pela secretário de Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. O paciente tem mais de 60 anos, está entubado e internado em um hospital particular da capital cearense.

Manifestações de apoio

Moradores dos bairros Aldeota, Dionísio Torres e Meireles, em Fortaleza, aplaudiram os profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus. As manifestações de apoio aconteceram na noite desta sexta-feira (20), a partir das 20h. Os moradores combinaram a ação pelas redes sociais.

Os aplausos foram registrados do alto das varandas dos apartamentos, de onde foram ouvidas frases do tipo "viva os médicos" e "obrigado" direcionadas aos colaboradores da saúde.

Transmissão comunitária

O Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, divulgada na tarde desta sexta-feira (20), durante uma transmissão ao vivo na internet.

A transmissão comunitária significa que a população cearense já transmitiu a doença dentro do próprio estado, e não de pessoas que contraíram a doença em outro estado ou país e em seguida estiveram no Ceará.
Número de casos de coronavírus no Ceará por dia

Ceará15 de março16/0317/0318/0319/0320/0320/03020406080
Fonte: Sesa

"Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.


Comércio fechado

O governador Camilo Santana determinou, nesta quinta-feira (19), que todos os estabelecimentos do estado devem fechar, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e supermercados. Esta e outras medias foram anunciadas em uma live na rede social do governador.

A determinação começou a valer nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de março. Com isso, bares, feiras livres, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, barracas de praia, shoppings centers, museus, cinemas e academias devem permanecer fechados.

"Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas", frisou Camilo, durante transmissão ao vivo, em redes sociais, na tarde desta quinta-feira (19). Camilo comentou ainda que a única forma de reduzir a contaminação é o isolamento social. "Isso é a experiência do mundo inteiro".

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará subiu para 55. Já o número de casos sob investigação subiu de 259 para 766 entre esta quarta e quinta-feira. Já foram descartadas 118 notificações desde o surgimento da doença no estado, no fim de janeiro. Os números são do boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (19).

Veja as medidas:

Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais,

Liberados os serviços de entrega por aplicativo.

As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda -feira (23);

Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);

Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;

Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais

Não são afetados pela medida:

Estabelecimentos médicos e hospitalares;

Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos;

Clínicas de fisioterapia e vacinação;

Distribuidores e revendedores de água e gás;

Distribuidores de energia elétrica;

Serviços de telecomunicação;

Segurança privada;

Postos de combustíveis;

Funerárias;

Padarias;

Estabelecimentos bancários;

Clínicas veterinárias,

Lojas de produtos para animais;

Lavanderias;

Supermercados;

O governador também pediu atenção de todos com os familiares mais idosos, que estão no grupo de risco. "É fundamental o cuidado com os idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa", destacou.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!