Governo do Ceará estuda isolar grupos de risco do novo coronavírus em hotéis - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 25 de março de 2020

Governo do Ceará estuda isolar grupos de risco do novo coronavírus em hotéis

Isolamento será utilizado para pessoas do grupo de risco para o coronavírus.

Por G1 CE

Secretário da Saúde do Ceará disse que o estado pode utilizar hotéis como forma de isolar grupos de risco. — Foto: José Leomar


O Governo do Ceará estuda a possibilidade de utilizar leitos de hotéis para abrigar pessoas que se enquadram nos grupos de risco de contração do novo coronavírus. A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, em entrevista ao G1.

"Estamos em discussão com o governador (Camilo Santana, PT), o presidente da Associação dos Hotéis, para que a gente proteja as populações de mais alta fragilidade. Isso é uma discussão polêmica, tem questões éticas, sociais, mas já estamos discutindo há uma semana", pontuou Dr. Cabeto.

Segundo ele, a medida teria efeito sobre pessoas como grávidas com gestação de risco, idosos mais fragilizados que moram em residências onde não é possível manter um isolamento adequado.

Testes rápidos

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de expandir as testagens de pacientes suspeitos de Covid-19, o governo do Ceará adquiriu 350 mil testes rápidos. As coletas via gota de sangue deverão ser ofertadas até a próxima terça-feira (31) com resultados para a doença entre cinco a dez minutos.



O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 185. A quantidade de casos suspeitos e os descartados não são mais divulgados.

Atualmente, o Ceará colhe diariamente uma média de 300 amostras respiratórias de pacientes. Com o teste rápido, a expectativa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) é que o número de coletas dobre.

Segundo o Dr. Cabeto, profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, terão prioridade no acesso aos testes.

“É importante que os trabalhadores de saúde tenham o diagnóstico precoce, uma proteção especial, porque o resultado do atendimento depende muito da disponibilização da mão de obra qualificada. É preciso evitar que aconteça essa contaminação, pois eles são fundamentais e têm feito um esforço sem igual”, justifica Dr. Cabeto.

Fortaleza é o principal ponto de concentração dos infectados, com 170 pessoas. Outros cinco municípios apresentam manifestação da Covid-19, sendo eles Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Mauriti (1) e Juazeiro do Norte (1). Outros dois casos são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais.
Número de casos de coronavírus no Ceará por dia

Resposta a pronunciamento de Bolsonaro


Posição do governador do Ceará, Camilo Santana, sobre o pronunciamento de Jair Bolsonaro em relação às medidas contra o coronavírus. — Foto: Reprodução/Facebook


Em resposta ao pronunciamento de Jair Bolsonaro, feito na noite desta terça-feira (24) a respeito das medidas para combate ao novo coronavírus, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), declarou que "este não é um momento para ataques e provocações, mas um momento de cooperação e da união de todos".

O chefe do Executivo estadual disse ainda que vai permanecer com as ações para evitar o avanço do coronavírus no Ceará, seguindo as medidas adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos profissionais de saúde.

"Da parte do Governo do Estado, continuaremos fazendo todos os esforços possíveis para buscar a proteção dos cearenses. A vida de cada um de vocês está em primeiro lugar", ponderou.

Medidas do governo do Ceará

Veja as medidas anunciadas entre 16 e 22 de março pelo governo do estado contra proliferação do novo coronavírus:


Decreto de situação de emergência na saúde pública;

Aulas suspensas em escolas e universidades públicas por 15 dias;

Proibição de eventos com mais de 100 pessoas;

Compra de mais de 10 mil kits para diagnosticar os casos de Covid-19;

Destinação de 200 leitos para enfermaria e 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atender aos pacientes;

Compra de 600 UTIs e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde;

Isolamento social;

Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais (liberados os serviços de entrega por aplicativo). As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda-feira (23);

Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);

Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;

Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais;

Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda;

Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência;

Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line;
Inspeção de passageiros que chegam pelo aeroporto de Fortlaeza.


Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!