Coronavírus: veja ações que estados e prefeituras estão adotando - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 15 de março de 2020

Coronavírus: veja ações que estados e prefeituras estão adotando

Governo federal diz que cada estado e município têm a responsabilidade de lidar com o cenário local de prevenção e combate à doença

Por Jornal Hoje


Cidades brasileiras adotam medidas para prevenir a Covid-19

Governos estaduais e prefeituras estão tomando medidas para evitar surto de coronavírus no Brasil e se adaptar às recomendações do Ministério da Saúde.
O governo federal diz que cada estado e município tem a responsabilidade de lidar com o cenário local de prevenção e combate à doença. Os cuidados são fundamentais agora para diminuir a velocidade de transmissão do vírus e, assim, evitar uma sobrecarga no sistema de saúde pública.


Confira as medidas de cada estado:

São Paulo

Na cidade de São Paulo, todos os eventos com mais de 500 pessoas estão cancelados por tempo indeterminado.

Já as aulas devem ser suspensas gradativamente na rede estadual e municipal: a expectativa é que as crianças fiquem em casa a partir da segunda-feira (23). O governo de São Paulo planeja formas de garantir o ensino à distância durante o fechamento das escolas por conta do avanço do coronavírus no país.

O governo estadual diz ter acordo com a rede particular para adoção da medida e informou que planeja formas de garantir o ensino à distância durante o fechamento das escolas por conta do avanço do coronavírus no país.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo afirmou ao G1 que vai seguir a recomendação e avisar as escolas particulares para fecharem gradualmente a partir de segunda-feira 16, até fecharem completamente no dia 23.

Rio de Janeiro

No Rio, as redes pública e privada de ensino param já na segunda-feira (16). Além disso, decretos proíbem eventos desportivos, shows e atividades em cinemas, teatros e museus por pelo menos 15 dias. O governo diz até que PM poderá interditar praias para evitar a aglomeração de pessoas.

Pernambuco


A tradicional apresentação da Paixão de Cristo, no Agreste, que aconteceria em abril, foi adiada para setembro. O governo publicou um decreto neste sábado (14) que proíbe a realização de eventos com público maior que 500 pessoas.

Distrito Federal

O governo prorrogou o decreto que determina a suspensão das aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal e antecipa as férias escolares. Medida vale por 15 dias a partir da próxima terça-feira (16). Em relação às escolas privadas, cada uma deverá fazer o próprio calendário.

Cinemas e teatros no DF suspendem sessões pelos próximos 15 dias.

Minas Gerais

O governador Romeu Zema (Novo) decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas por 30 dias em Minas Gerais. Medida será revista semanalmente.

Goiás

O governador decretou situação de emergência em saúde pública. Os eventos públicos e particulares estão suspensos por 15 dias, assim como visitas a presídios e a pacientes com coronavírus.

A Prefeitura de Goianésia, no centro de Goiás, cancelou os próximos dois dias de aulas para 6,9 mil.

Paraná

A Universidade Federal decidiu fechar os restaurantes universitários a partir de segunda-feira (16). O Festival de Curitiba, que estava previsto para começar no dia 24 de março, foi adiado para setembro.

A prefeitura de Curitiba reforçou cuidados no transporte coletivo, como instalar álcool gel nos terminais e isolar bebedouros.

Rio Grande do Sul

O avanço do coronavírus provocou a suspensão de aulas para cerca de trinta mil estudantes de três universidades públicas a partir de segunda-feira (16).

Entidades e locais públicos cancelaram eventos, seguindo a orientação da prefeitura para evitar eventos com mais de 100 pessoas.

Bahia

Em Salvador, a prefeitura proibiu eventos para mais de 500 pessoas a partir de segunda-feira (16). Até a festa de aniversário da cidade será remarcada.

Em Juazeiro, as aulas da rede municipal estão suspensas. E em Feira de Santana, a micareta da cidade foi adiada.

Amazonas

Em Manaus, a Universidade Federal do Amazonas suspendeu as aulas por duas semanas. E a Universidade Aberta da Terceira Idade, por um mês.


Tocantins

O estado segue sem nenhum caso confirmado da doença. Mesmo assim, aulas foram suspensas em parte das escolas e universidades e alguns órgãos público devem ter o funcionamento afetado a partir da próxima semana.

Cuidados pessoais

É muito importante também os cuidados de natureza pessoal. Cada um tem que ser responsável por atitudes que ajudem a reduzir a velocidade de propagação do vírus. São cuidados com a higiene, como lavar as mãos com frequência, limpar e desinfetar superfícies e objetos, como brinquedos e maçanetas e manter a casa abastecida com produtos de higiene, limpeza e remédios.

Mas atenção para as quantidades: não vale a pena comprar produtos demais que depois vão perder a validade.

Existem também algumas mudanças de hábito importantes enquanto a pandemia durar:

Adiar eventos com muitas pessoas e aglomerações
Evitar viagens, cinema, shoppings, shows. Essa medida vale especialmente para idosos e pessoas com outras doenças
Idosos também devem evitar muito contato com crianças.
E quem tiver viajado para o exterior, deve fazer isolamento domiciliar de sete dias, mesmo se não apresentar nenhum sintoma.

Atendimento médico

Outra preocupação do governo é tentar evitar uma corrida desnecessária ao sistema de saúde e dessa forma garantir vaga para quem realmente precise.

As pessoas com sintomas do novo coronavírus – como febre, coriza, tosse:

Devem permanecer em casa
Só se o estado de saúde piorar é que elas devem procurar um médico

Nos postos de saúde, o ministério orienta que esses pacientes sejam atendidos o mais rápido possível para evitar que eles fiquem na sala de espera com outras pessoas

Para saber tudo sobre coronavírus, adicione nosso número de WhatsApp: +55 (11) 97090-3588 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!