Ceará soma 238 infectados e três pessoas mortas pelo coronavírus - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 27 de março de 2020

Ceará soma 238 infectados e três pessoas mortas pelo coronavírus

As vítimas são duas mulheres e um homem, todos idosos, conforme a Secretaria da Saúde.

Por G1 CE

O último informe epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) apontou 238 casos do novo coronavírus no Ceará, além das três primeiras mortes ocasionadas pelo agente infeccioso. As informações foram divulgadas na noite desta quinta-feira (26).


As vítimas são duas mulheres e um homem, todos idosos. Mais cedo, o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, comentou sobre as primeiras vítimas mortas em decorrência da enfermidade.

Uma das vítimas é um homem, de 72 anos, identificado como José Maria Dutra, que morava em Fortaleza e estava internado no hospital São José. Ele trabalhava, mantinha uma vida ativa e apresentava como comorbidade diabetes, que era controlada. A outra ainda não foi identificada.

No laudo da morte consta que o idoso morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória causada por uma infecção pulmonar por Covid-19. A informação foi confirmada também por um familiar que preferiu não ser identificado.

Fortaleza contabiliza, no momento, 224 pessoas infectadas com o vírus. Também foi percebida a presença da Covid-19 nos municípios de Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Mauriti (1), Juazeiro do Norte (1) e Groaíras (1).

Dois casos confirmados no Ceará são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais. Até então, estes eram contabilizados pela Sesa, mas a partir de agora, passam a compor os números dos estados onde residem.
Número de casos de coronavírus no Ceará por dia

Casos confirmadosMortes 

● Casos confirmados: 164

Fonte: Sesa

Até as 15h50 desta quarta-feira (25), os dados das secretarias estaduais de Saúde somavam 2.297 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 48 mortes no total, sendo 40 em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Amazonas e uma em Pernambuco.


Hospital no PV

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta segunda-feira (23) a construção de um hospital de 3,5 mil m² dentro do Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica. A nova unidade de saúde contará com 17 enfermarias com 12 leitos - total de 204 leitos - para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19. A estrutura do hospital já começou a ser montada na tarde desta segunda (23).

Vacinação contra gripe

O Shopping Iguatemi, North Shopping Fortaleza e Jóquei, o Via Sul e o RioMar Kennedy e Papicu vão ser locais para vacinação contra a gripe, além do estacionamento da Universidade de Fortaleza. Escolas da rede municipal também serão integradas à campanha, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (23) pela secretária municipal de Saúde, Joana Maciel. Além disso, pessoas com mais de 80 anos receberão a vacina em casa.

A vacinação nestes lugares ocorrerá na quarta-feira (25) e durante o fim de semana.

De acordo com a secretária, os espaços serão usados para evitar aglomerações, que podem contribuir para a transmissão do novo coronavírus. A campanha tem como foco, durante esta primeira fase, o grupo envolvendo idosos e profissionais de saúde.

"O Influenza também causa doenças graves e é muito importante que você, que tem mais de 60 anos, se vacine. Outra questão é que também é importante que você não tenha doenças causadas por outros vírus para que não seja confundido com a Covid-19", disse Joana.

Transmissão comunitária

O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.

Medidas do governo do Ceará

Veja as medidas anunciadas entre 16 e 22 de março pelo governo do estado contra proliferação do novo coronavírus:


Decreto de situação de emergência na saúde pública;

Aulas suspensas em escolas e universidades públicas por 15 dias;

Proibição de eventos com mais de 100 pessoas;

Compra de mais de 10 mil kits para diagnosticar os casos de Covid-19;

Destinação de 200 leitos para enfermaria e 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atender aos pacientes;

Compra de 600 UTIs e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde;

Isolamento social;

Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais (liberados os serviços de entrega por aplicativo). As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda-feira (23);

Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);

Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;

Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais;

Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda;

Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência;

Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line;
Inspeção de passageiros que chegam pelo aeroporto de Fortlaeza.



Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!