Artur Andrade Neto em: Eleições Municipais Pentecoste-Ce 2020 - Clientelismo e o Direito à Saúde - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Artur Andrade Neto em: Eleições Municipais Pentecoste-Ce 2020 - Clientelismo e o Direito à Saúde



CLIENTELISMO E O DIREITO À SAÚDE 

A prática de clientelismo sobre o direito a saúde pública não assume o carácter de direito social, antes o nega, por apartar-se do desenvolvimento de políticas públicas, produzindo direitos correspondentes judicialmente reclamáveis, posto que a assistência assume o carácter de mercadoria. Essa situação merece a atenção do Estado, pelas intenções implícitas de ação junto à população de baixa renda, que fica à mercê dos que pretendem ser seus representantes.

Na última sessão ordinária na câmara Municipal de Pentencoste 10-02-2020 os vereadores, Hailton Castro-PTC e Torres Carneiro-PTC protagonizaram uma discussão, indireta e direta de fatos poucas vezes discutidos publicamente na vergonhosa História política deste município, sobre as práticas do "clientelismo e o direito" há "a saúde pública".

Hailton Castro_ "nós vereador somo fiscalizador do povo
Nós temo que fazer a fiscalização no hospital.
Dizem que tem um amigo lá, que; cirurgia, consulta, exame, basta ele assinar e consegue." 

Torres Carneiro_"O Hailto falou uma coisa muito interessante, tem muita gente fazendo Política mas a turma só olha pro Flávio Carneiro.

Tem muita gente fazendo Política

Mas aqui os interesse os interesse é de acordo com o que  com o que com convém, tá certo? Tem Secretário ai meu amigo que ele usa a máquina é indo e voltando e fica tudo caladin. 
Ele bota é pá voa as banda e eu nunca vi aqui nenhum reclamar. 
Bota é pra gerar.
E na próxima não me faça eu dizer não, que eu digo os nomes, dou nome aos boi"

A universalização do direito à saúde garantido, na letra da lei, o direito de todo cidadão acessar os serviços público de saúde expressa-se como uma das maiores conquistas da população brasileira, ainda que, como tem sido discutido, essa universalização mostre-se excludente, ultrapassando princípios éticos e morais, na promoção do clientelismo.

O clientelismo baseia-se nas trocas generalizadas de serviço público, por favorecimento pessoal, os resultados dessa prática indecente merecem ser discutidos e analisados junto aos parlamentares sobre a importância e papel do SUS, assim como sua responsabilidade na construção e garantia do direito a saúde, para todas as pessoas e não apenas para aqueles que estão sob o crivo politiqueiro, da troca de serviço público pelo voto.

Essa forma de atuação de pré-candidatos e até vereadores, configura um questionamento na qualidade da prestação do serviço público de saúde.

A maioria da população - cerca de 75% da população usam o SUS. Temos clara assim a importância na luta pelo direito a saúde.

Eleições Municipais 2020 Meu Partido é Você!
uma campanha de educação política a favor do povo contra a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!