Reitor recebe empresa alemã para discutir instalação de Parque Fotovoltaico em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Reitor recebe empresa alemã para discutir instalação de Parque Fotovoltaico em Pentecoste



Representantes da empresa alemã Green Enesys foram recebidos na manhã desta segunda-feira (20) pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, em seu gabinete. Na ocasião, a UFC fez a entrega à empresa do termo de referência no qual a Universidade detalha as exigências que devem constar no plano executivo para implantação do Parque Fotovoltaico na Fazenda Experimental do Vale do Curu da UFC, no município de Pentecoste, a 92 quilômetros de Fortaleza.

O termo faz parte do Acordo de Cooperação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação assinado entre a UFC e a empresa alemã, vencedora de processo de seleção no ano passado. Depois de assinado, o acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 6 de dezembro de 2019.

O acordo, por sua vez, representa um importante passo dado rumo à concretização do Projeto de Modernização das Pesquisas Científicas e Tecnológicas desenvolvidas nas áreas de engenharia e ciências agrárias da Universidade, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC em agosto do ano passado.

A intenção é que, além de produzir energia limpa, com o uso dos painéis solares, visando à economia e à autossuficiência energética, o parque conte com laboratórios e outros recursos que sirvam para o desenvolvimento de pesquisas por alunos e professores da UFC. Conforme o reitor Cândido Albuquerque, esta é uma das condições para a empresa alemã desenvolver o plano de execução do acordo: “Que a gente possa desenvolver pesquisas buscando novas tecnologias, de modo que a Universidade venha a ser protagonista [na área] de energias limpas e renováveis”.

Otimista, o reitor antevê a ampliação do que será possível à UFC quando o Parque Fotovoltaico se concretizar. “Nós queremos fazer com que a Universidade produza sua própria energia, inclusive com a possibilidade de gerar mais energia do que precisa, e possa vender [o excedente] no mercado livre.”

O diretor-geral da Green Enesys, Josef Barr, comentou que a instalação do parque pela UFC no interior do Ceará, com objetivo tanto da produção da energia quanto de conhecimento na área de energias renováveis, poderá despertar interesse de outras universidades e instituições não apenas do Brasil para as experiências inovadoras a serem realizadas aqui. “É um ambiente novo, que não existe na Europa”, citou.

A Profª Sônia Oliveira, diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC, explica que, com o recebimento do termo de referência, a empresa tem de 30 a 60 dias para elaborar o plano de execução do acordo dentro das condições expostas pela UFC. “Somente mediante a elaboração do projeto executivo é que se poderá homologar o projeto para a instalação desse parque fotovoltaico na UFC”, disse. Acrescenta que a estimativa é a de que, atendidas as exigências, no segundo semestre tenha início a construção do parque.

Presente na reunião, o professor e pesquisador Decio Cezar da Silva, do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) e da Universidade de Brandemburgo (Alemanha), lembra que pelo menos há três anos a ideia da criação do parque vem sendo acalentada. Agora a concretização está próxima. Para ele, a empresa alemã selecionada é, realmente, a que melhor se enquadra na proposta pretendida pela UFC porque, ao contrário de outras da área, “é uma empresa de pesquisa, não apenas de produção de energia. É uma empresa de implementação de inovação em energia”.

Além do diretor-geral da Green Enesys, Josef Barr, na comitiva da empresa vieram o diretor de Investimentos e Desenvolvimento, Rajith Rao, e o engenheiro que será responsável pela instalação do parque, Gustavo Rosalez. Da reunião participaram ainda o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o vice-diretor do CCA, Prof. Alexandre Holanda Sampaio.

VISITAS ‒ Amanhã, terça-feira (21), a comitiva fará visita técnica à fazenda em Pentecoste e, na quarta-feira (22), participará de reunião, às 10h, na diretoria do CCA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, entre representantes da empresa e da UFC.


Fonte: UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!