Adolescente morre em perseguição policial em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará; família contesta versão da polícia - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Adolescente morre em perseguição policial em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará; família contesta versão da polícia

Agentes de segurança procuravam o suspeito de assaltar uma pessoa e relataram que o jovem atirou contra o carro de polícia. Família argumenta que a vítima não estava armada.

Por G1 CE

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o jovem chegou a atirar quatro vezes contra o carro da polícia. — Foto: Arquivo pessoal


A morte de um adolescente de 15 anos em Jijoca de Jericoacoara, litoral oeste do Ceará, após ser perseguido pela polícia, resultou em denúncia da mãe e de familiares a respeito da abordagem dos agentes de segurança. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (15).

A morte ocorreu depois de o jovem Pedro Vinícius de Araújo Barbosa ser seguido por um carro da Polícia Militar, por volta da 0h10. Ele foi levado ao hospital do município, mas já chegou ao local sem vida. Até as 16h deste domingo, o corpo ainda aguardava na unidade de saúde para ser necropsiado em Sobral.

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou que um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara para investigar um homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. As informações iniciais do órgão apontam que o caso teve início depois de uma pessoa denunciar uma tentativa de assalto, descrevendo as características do suposto infrator. A partir daí, os policiais militares avistaram um suspeito em uma motocicleta e deram voz de parada.

Ainda segundo a SSPDS, Pedro Vinícius, que conduzia uma moto, atirou no carro da polícia, atingindo o para-brisa e o capô, ao que os agentes revidaram. Ele fugiu em seguida, mas foi encontrado pelos policiais caído depois de colidir contra um poste. Os PMs o levaram até uma unidade de saúde, onde chegou já morto. A SSPDS sustenta ainda que Pedro foi encontrado com um revólver calibre .32 com quatro munições deflagradas e já possuía três registros por infração análoga ao tráfico de droga.

Versão da família

A família de Pedro Vinícius, contudo, contesta a versão da polícia, afirmando que o adolescente não estava armado. Denuncia ainda que houve demora dos policiais em levá-lo ao hospital, que está localizado a cerca de um quilômetro do local onde ele foi encontrado. O laudo da unidade de saúde aponta que ele deu entrada perto de 1h.

Segundo a mãe, Lúcia de Fátima Morais de Araújo, Pedro estava acompanhado da namorada no início da abordagem. Os dois estavam na calçada e, na hora em que ele subiu na moto para partir, o carro de polícia passou a segui-lo. Os agentes, segundo ela, atiraram contra Pedro, que permaneceu seguindo na moto, mas caiu metros depois. O relato da familiar ressalta que a namorada os seguiu em outra moto. Ao chegar ao local onde o veículo estava, Pedro já tinha sido retirado pelos policiais.

"Ele não tinha arma, a própria namorada que estava com ele falou. Ela já contou a versão dela na delegacia. Tivemos acesso a um vídeo segurança de um mercantil próximo que mostra o jipe da polícia passando a 0h13, e ele deu entrada no hospital quase 1h. De onde aconteceu até o hospital é menos de um quilômetro. Então, o que foi que os policiais ficaram fazendo com esse adolescente dentro do carro? Quando pegaram ele, talvez ainda estivesse com vida e foi um descaso. É isso que a gente quer descobrir", diz a mãe.

A camisa que o adolescente vestia no momento da perseguição mostra a marca de um tiro na região das costas.

A SSPDS informa que todas as circunstâncias são apuradas pela Polícia Civil do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!