DNOCS celebra 110 anos de muita história - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

DNOCS celebra 110 anos de muita história


No último dia (09) e durante todo o mês de outubro, o DNOCS, comemora seus 110 anos de uma Instituição que só cresce. 

Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS através do Decreto 7.619, de 21 de outubro de 1909, editado pelo então Presidente Nilo Peçanha, foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semiárido. O DNOCS recebeu ainda em 1919 (Decreto 13.687), o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS antes de assumir sua denominação atual, que lhe foi conferida em 1945 (Decreto-Lei 8.486, de 1945), vindo a ser transformado em autarquia federal, através da Lei n° 4.229, de 01/06/1963. 

Desde o ano de 1909 até por volta de 1959, praticamente, a única agência governamental federal executora de obras de engenharia na região, fez de tudo. Construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso, implantou redes de energia elétrica e telegráficas, usinas hidrelétricas e foi, até a criação da SUDENE, o responsável único pelo socorro às populações flageladas pelas cíclicas secas que assolavam a região. 

O DNOCS que tem como uma das suas principais atividades, geradora de milhares de empregos e renda para o homem do campo: a piscicultura. 

O Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering (CPAq) em Pentecoste, trabalha com Técnicas importantes, como a hipofisação, para induzir a desova e a criação de peixes reofílicos em cativeiro, o povoamento das barragens recém-construídas, foram então desenvolvidas e postas em prática.

O centro de pesquisas ictiológicas, em Pentecoste, produz em média 105 milhões de alevinos/ano.

O Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering, é uma das melhores instituições, que em muito ajudou o desenvolvimento da região Nordeste. 

Assista ao vídeo com mais história desta grande Autarquia Federal

Por: Alexandre Hercules/Notícias de Pentecoste
Edição de vídeo: Romualdo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!