Ceará tem sete mortes por H1N1 neste ano - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Ceará tem sete mortes por H1N1 neste ano

As doses da imunização contra o vírus Influenza A acabaram ainda ontem nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato e ainda não previsão para reposição — Foto: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Ceará registrou sete óbitos causados pela influenza H1N1, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até 1º de junho deste ano. As ocorrências representam 13% das 53 mortes ocasionadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, bem como uma queda de 87% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 57 mortes pelo vírus.

Até abril, o monitoramento da Secretaria da Saúde mostrava apenas um óbito pela, no mês de março. A vítima era do sexo masculino, com faixa etária entre 40 a 49 anos, e não fez tratamento com o tamiflu, principal medicamento utilizado para tratar a gripe.

A secretaria mostra que, nas últimas semanas, "houve um incremento dos casos notificados de SRAG na macrorregião do Cariri". Quatro casos de H1N1 foram confirmados no mês de maio nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, com três mortes. A informação foi confirmada pela Secretaria.

O Ministério da Saúde orientou na semana passada que os estados liberem a vacinação para todo o público. O Ceará, no entanto, decidiu manter as doses para os grupos prioritários até 14 de junho, já que o estado não alcançou a meta de imunizar 90% do público mais vulnerável.

Estudante e padre são vítimas

Universitária de 23 anos morre com suspeita de H1N1 no Ceará — Foto: Arquivo pessoal
Entre as mortes confirmadas pela doença, está a da estudante de nutrição Rafaela Callou de Sá Barreto, de 23 anos. Ela estava internada em uma clínica particular de Juazeiro do Norte e faleceu após três paradas cardiorrespiratórias, na madrugada do dia 4 de junho.

A segunda morte confirmada ocorreu no mesmo dia. A vítima foi o padre José Luismar Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, em Tarrafas. Ele se encontrava internado em um hospital do Crato.

Conforme o boletim da Sesa, outros seis óbitos foram causados pela influenza A H3/sazonal; seis pela influenza B e dois pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Vinte e uma mortes não tiveram o agente etiológico especificado, e 11 estão em investigação.

Vacinação

A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três tipos da doença: a H1N1, a H3N2 e a B/Colorado/06/2017. Até 13h desta segunda (10), o Ceará já vacinou 2.266.437 pessoas contra a gripe. O alcance representa cobertura de 88,4% do público-alvo, enquanto a meta do Ministério da Saúde é chegar a 90%. A vacinação no Estado foi prorrogada até a próxima sexta (14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!