Presos ganham liberdade após fechamento de cadeia no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Presos ganham liberdade após fechamento de cadeia no Ceará

Os internos da Colônia Agrícola Padre José Arnaldo Esmeraldo de Melo, em Santana do Cariri, ganharam liberdade após o encerramento das atividades da cadeia pública. A decisão judicial acontece após a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP) decidir encerrar as atividades da unidade, alegando falta de estrutura e insalubridade. 

O fechamento pegou todo mundo de surpresa. Detentos e até o juiz de Direito da Comarca de Santana do Cariri, Djalma Sobreira Dantas Júnior. Os presos foram deixados sozinhos, sem a presença de nenhum agente penitenciário ou qualquer outro responsável pelo local. Para o magistrado, não havia outra medida a ser tomada. Ele reuniu os internos e expediu Salvo-Condutos válidos até a terça-feira de Carnaval, 5 de março. Com o fim do prazo judicial, os presos deverão se entregar à Justiça. 

Os Salvo-Conduto tem validade em todo o território nacional. Assim, os internos podem viajar para qualquer município cearense ou estado brasileiro. Além da liberdade, a Justiça devolveu os presos às comarcas de origem, observando na decisão que a Polícia não possui veículos adequados para a condução de cada um. O magistrado ainda destacou o não fornecimento de alimentação para os presos e para os animais criados na Colônia. 

Dez homens cumpriam pena na Colônia Agrícola. Seis em regime fechado e quatro no semiaberto. São assaltantes, suspeitos de estupro e até assassinos. Um dos internos, Marcelo Dantas Melo (30) é condenado por furtos em Nova Olinda. Além disto, resistiu à prisão, desacatou autoridade e responde por crime de trânsito. 

Outro preso que estava na unidade é José Lopes Filho (71), conhecido como "Zé Zuada". Ele foi condenado por crime de pistolagem contra o ex-prefeito de Potengi, José Edmilson Rocha. Ele também responde por lesão corporal, homicídio e porte de arma de fogo. Abrãao Ferreira dos Santos (30), residente em Nova Olinda, foi condenado por estupro contra uma menina de 15 anos. 

Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ressaltou que os presos de cadeias fechadas, são transferidos para outras unidades. Se eles ganharam liberdade, foi determinação judicial, não do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!