Mandante pediu que execuções de três mulheres no Ceará seguissem modelo 'Estado Islâmico' - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Mandante pediu que execuções de três mulheres no Ceará seguissem modelo 'Estado Islâmico'

Nara Aline Mota de Lima ainda estava viva quando foi degolada. Morreu com camisa de gola polo, o cabelo loiro curto e o corpo magro manchados de sangue, aos 23 anos, às vésperas do Dia Internacional da Mulher de 2018. Antes disso, levou uma surra com uma pá e teve dedos e braço decepados. Uma interceptação telefônica descrita na denúncia apresentada pelo Ministério Público mostra que o modo de execução foi ordenado por um homem encarcerado numa unidade prisional. Ele e outros quatro acusados foram condenados a mais de 335 anos de prisão na madrugada desta quinta (28). 

Segundo a promotora Joseana França, o réu Francisco Robson de Souza Gomes, 27, conhecido como 'Mitol', deu a ordem a seu braço direito, Jeilson Lopes Pires, o 'Jê', 23. A morte de Nara deveria seguir o modelo do grupo 'Estado Islâmico', internacionalmente conhecido pelo extremismo. A cena do cumprimento foi amplamente compartilhada e, ainda hoje, permanece como prova da barbárie que se tornou a briga de facções pelo domínio de territórios.

"O 'Mitol' era o cabeça que, dentro do presídio, entrava em contato com o Jeilson. Esse filmava e determinava o que cada um ia fazer. Duas delas foram mortas por decapitação, o laudo cadavérico fala", detalha França. O agravante é que o facão utilizado na execução, comumente usado como instrumento cortante, estava cego, ou seja, se tornou corto-contundente. "Eles usaram como se fosse um machado", sintetiza a promotora.

Quase um ano após o crime, que também vitimou Darcyelle Ancelmo de Alencar, 31, e Ingrid Teixeira Ferreira, 22, cinco denunciados foram julgados no Fórum Clóvis Beviláqua. Nas cadeiras do 1º Salão do Júri, sentaram, além de Jeilson, Bruno Araújo de Oliveira, o 'Bilouco', 24; Júlio César Clemente da Silva, o 'Léo Bifão', 29; e Rogério Araújo de Freitas, o 'Chocolate', 26. Preso na Penitenciária de Campo Grande (MS), 'Mitol' foi ouvido por videoconferência. Até o fechamento desta matéria, o júri dos cinco réus ainda não tinha sido concluído.

Crueza

Segundo a denúncia do Ministério Público, por volta das 13h40 do dia 2 de março, as vítimas foram arrebatadas da casa que dividiam, na Barra do Ceará, e levadas a um manguezal no Vila Velha, onde se iniciou a sessão de torturas. Darcyelle, companheira de Nara, ainda estava de pijamas. A motivação: Nara seria ligada a um grupo rival ao dos acusados. Já Ingrid "morreu de graça", segundo a promotora, apenas porque estava na residência das duas mulheres no momento em que os executores chegaram.

Após as mortes, os homens ocultaram os cadáveres numa ilhota dentro do Rio Ceará, localizada a mais de um quilômetro da margem. Como a maré subiu, as equipes de resgate só conseguiram acessar o local a barco, quatro dias depois. Na tarde do crime, a situação era semelhante. Os executores voltaram nadando, segundo 'Léo Bifão'.

No interrogatório, o réu disse que não participou da "torturação", mas estava perto de Darcyelle e Ingrid enquanto Nara Aline era agredida. Durante os horrores, muitos integrantes usavam maconha e cocaína e ingeriam cachaça. "Me disseram: já que tu não quer fazer nada, vai pelo menos para ali", conta. Ele afirma que foi Bruno quem começou a cortar os membros de Nara, que também levou um tiro. Já Ingrid, a 'Índia', foi atingida no rosto, morta "pra não deixar testemunha".

Darcyelle e 'Índia' chegaram a pedir que 'Léo Bifão' interviesse, mas ele sabia que, se o fizesse, também seria morto. Ele declarou que há mais pessoas envolvidas no crime, incluindo o irmão de Jeilson, Jonathan Lopes Duarte, o 'Mobilete' - que será julgado em outra ocasião, segundo a promotora -; outros dois homens, 'Paulista' e 'Dedê', e uma mulher chamada 'Vitória'. 'Léo Bifão' diz ainda ter sido ameaçado por Jeilson ao encontrá-lo no Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!