Idosos se inscrevem no Enem para realizar sonho de entrar na universidade - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

sábado, 3 de novembro de 2018

Idosos se inscrevem no Enem para realizar sonho de entrar na universidade

Entre um sonho e a realização dele, erguem-se 45 questões de matemática e suas tecnologias. A redação é importante, sim, mas é o de menos para quem trabalhou anos a fio datilografando textos e mais textos. Para as outras três provas - de ciências da natureza, humanas e linguagens -, Antônia Maria de Sousa, 65, estuda todos os dias, como que subindo degraus à vaga no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que almeja "desde quando era novinha".

Na terceira idade, a aposentada, que trabalha como autônoma confeccionando roupas, está entre os 473 cearenses com idade acima de 60 anos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ela integra o grupo que prestará o Exame fora da faixa etária comum, buscando uma segunda chance de ingresso no Ensino Superior. "Sempre eu tinha vontade de Jornalismo, tinha um amor, sabe? Mas, na época, nunca tive oportunidade de fazer, porque não tinha condições. Minha filha diz que eu me aquiete, porque nem tenho necessidade de trabalhar. Mas eu gosto, acho lindo", declara Antônia, que se aposentou trabalhando em meio a jornalistas, alimentando o desejo a vida toda.

Perfil

Atualmente, a aposentada cursa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Fortaleza, etapa de ensino que concentra 20.603 cearenses inscritos no Enem 2018. O exame se tornou um dos principais instrumentos de seleção para o Ensino Superior. Prova disso é que 26% de todos os candidatos do Ceará têm idade entre 21 e 30 anos, representando a maior parcela das inscrições - tendência que se repete no âmbito nacional.

De acordo com a especialista em Gestão Educacional e diretora de um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) da Capital, Amélia Rolim, a defasagem de conteúdo é a maior dificuldade de quem não presta Enem, tão logo conclui o ensino regular, já que "alguns deixam de estudar antes de terminar, seja por dificuldade de aprender, seja por motivos pessoais". Por outro lado, avalia, a maturidade de candidatos mais velhos contribui para melhorar o aprendizado e ampliar as chances de vaga em universidades.

Provas

A maratona tem início no domingo (4), com a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. Os estudantes cearenses precisam estar atentos ao horário de verão. No Ceará, a abertura dos portões acontecerá às 11h, e o acesso aos locais de prova será totalmente encerrado às 12h, sem atrasos. O início do Exame se dará às 12h30 e o encerramento, às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!