Águas do São Francisco chegam ao Ceará em fevereiro, diz ministro - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Águas do São Francisco chegam ao Ceará em fevereiro, diz ministro

Após ser adiada várias vezes, a nova data para a chegada das águas do São Francisco ao Ceará é em fevereiro, conforme o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade. "Estamos no estágio de 97% (de avanço físico), faltando apenas alguns detalhes, mas o caminho das águas está pronto. Nos próximos dias, estaremos liberando a água para o Ceará”, afirmou o ministro. A data de entrega das obras do Eixo Norte está prevista para o dia 20 de dezembro.

O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou que a estrutura do Cinturão das Águas estará pronta para receber o recurso hídrico do “Velho Chico”. “É a maior obra do século. A maior obra hídrica do Brasil e não tenho dúvida que vai mudar o perfil econômico do nosso Estado e da região Nordeste”, disse.

A terceira e última estação de bombeamento (EBI-3) será acionada para encher a barragem de Negreiros, em Sagueiro (PE), no próximo mês de dezembro. Em seguida, as águas do São Francisco devem chegar ao Ceará, por gravidade, até o primeiro trimestre de 2019. A equipe técnica do Ministério da Integração acredita que a água atingirá o volume necessário em fevereiro.

A visita se estendeu até a barragem de Jati, no Ceará, onde as obras estão prontas. Antes disso, o recurso hídrico deve cruzar o Túnel Milagres, entre os municípios de Verdejante (PE) e Penaforte (CE).

Atrasos

Atualmente, o Eixo Norte tem 97% das obras concluídas, mas já sofreu quatro adiamentos de entrega. O último atraso se deu pela reparação do vazamento que aconteceu no dique da barragem de Negreiros, em Salgueiro (PE), detectado no último dia 16 de agosto. Na época, 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros tiveram que ser retiradas de suas casas por segurança.

Após três meses do incidente, a Pasta admitiu que isso prejudicaria o cronograma da obra. A expectativa era que até o fim deste ano as águas chegassem no Ceará. Cinco dias antes, também houve um rompimento no canal, mas o Ministério da Integração afirmou que foi uma ação criminosa.

Segundo o Ministério da Integração, os trabalhos no dique Negreiros foram intensificados. Os reparos em curso incluem injeções de cimento e argamassa na estrutura, melhor solução encontrada partir de estudos feitos por um corpo técnico de engenheiros especialistas em barragens. A estrutura foi construída entre os anos de 2013 e 2015.

Roteiro da água

Após concluído o Eixo Norte, a água do “Velho Chico” será distribuída pelo solo cearense a partir de Jati, quando encontrará o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), obra estadual, e seguirá pelo chamado “trecho emergencial”, que possui 53 km.

De lá, deve percorrer canais, túneis e sifões até o Riacho Seco, em Missão Velha, seguindo por gravidade, em 13 km, até o Rio Salgado, desaguando no Jaguaribe, que abastece o Açude Castanhão. A expectativa é que jorre cerca 12 metros cúbicos por segundo do recurso hídrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!