Agricultor investe na produção de mamão e ideia faz sucesso em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Agricultor investe na produção de mamão e ideia faz sucesso em Pentecoste

Uma parceria entre pai e filho está gerando renda e incorporando a produção de mamão no perímetro irrigado de Pentecoste, na comunidade do Núcleo B. No começo deste ano, Ermenegildo e seu pai, André Flor, criaram um projeto de produção da fruta tipicamente tropical. A ideia foi apoiada pelo secretário de Agricultura de Pentecoste, Daniel Castro, melhorada e financiada pelo Banco do Nordeste.

O solo foi trabalhado. Um sistema de microaspersão instalado. Sementes de qualidade selecionadas. No total, pai e filho investiram R$ 20 mil na plantação que hoje ocupa aproximadamente meio hectare.

O projeto está sendo um sucesso e retornando lucros. Os mamoeiros da família estão sendo referência na agricultura do município. Em média, por semana, eles produzem 130 caixas. A fruta é vendida para a Central de Abastecimento do Ceará (CEASA) e para o Governo, sendo distribuída nas escolas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Outros agricultores já estão aderindo à ideia e mudando a produção para o mamão, pois o gasto com água é menor e o mamoeiro dá frutos, em média, até três anos, sem que seja necessário renovar o pomar. Uma única planta pode frutificar durante o ano todo, gerando de 20 a 50 kg de mamão. Assista ao vídeo a seguir:
Mais sobre a fruta

O mamão é rico em fibras, característica que por si só já realiza o facilita o trânsito intestinal. Possui antioxidantes que retardam o envelhecimento e previne a manifestação de doenças. A combinação da vitamina A à vitamina C constitui uma dupla invencível contra gripes e resfriados. Além disso, por conter também vitaminas do complexo B, o sistema imunológico como um todo é beneficiado.

A vitamina A é conhecida por aumentar a visão noturna. Como o mamão conta com uma grande quantidade deste componente, ele é considerado um ótimo aliado da saúde dos olhos. Ele contem cálcio e fósforo. O primeiro é conhecido por fortalecer os ossos e combater a osteoporose, e o fósforo, por ser um tônico contra o cansaço. Auxilia na cicatrização de ferimentos pois melhora a capacidade da pele de se regenerar.

Por ser rico em pectina, um polissacarídeo que ajuda a reduzir a absorção de gorduras, o mamão pode ser consumido a fim de normalizar as taxas de colesterol no organismo.

Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!