Secretário é indiciado por esquema fraudulento em escola de Itapajé, no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 5 de junho de 2018

Secretário é indiciado por esquema fraudulento em escola de Itapajé, no Ceará

O secretário da Educação do município de Itapajé, Vilamar Braga Marinho, está entre os quatro indiciados na operação “Educação do Mal”, que investiga um esquema de fraudes em notas de estudantes da Escola Municipal Padre Manoel de Lima. De acordo com o delegado André Firmino, que conduziu as investigações, a alteração dos dados visava aprovar alunos e obter verba de programas educacionais do governo.

Além do secretário, o diretor, a coordenadora e uma técnica administrativa da escola também foram indiciados, segundo Firmino. Ao G1, a secretária de Marinho informou que ele foi orientado pela assessoria jurídica a dar explicações apenas pessoalmente ou por meio de ofício.

De acordo a Polícia Civil, as notas de estudantes da Escola Municipal Padre Manoel de Lima eram modificadas para aparecerem como positivas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Os dados adulterados também eram inseridos no cadastro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Governo Federal.
“Não reprovavam os alunos. Os alunos nem sequer pisavam na escola, nem faziam recuperação, mas eram aprovados. Trinta alunos deviam ter sido reprovados e estão aprovados nas séries subsequentes”, afirma o delegado.A fraude foi confirmada após a polícia apreender computadores e documentos escolares. Ainda segundo André Firmino, alguns diários de classe chegaram a ser suprimidos, e os funcionários também vão responder por isso.
O Spaece abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio. Com os dados, os gestores das secretarias de Educação podem elaborar políticas, programas e projetos educacionais.

Já o Ideb é um indicador de resultados que avalia dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

As escolas que atingem os índices desejáveis nessas avaliações recebem assistência financeira do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!