A negligência com animais pode causar acidentes e problemas de Saúde em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 5 de junho de 2018

A negligência com animais pode causar acidentes e problemas de Saúde em Pentecoste

Os animais de rua vivem em locais públicos à mercê de restos de comida. Eles se reproduzem, e adoecem pela falta de cuidados. Essa dura realidade também faz parte do município de Pentecoste. Cães e gatos abandonados são encontrados em maior frequência nas proximidades do Mercado e do Cemitério Público. Nas redes socais, há internautas preocupados com o abandono e que promovem campanhas de adoção e arrecadação de alimentos, mas nem sempre obtêm êxito.

Já animais de grande porte, como vacas e jumentos, podem ser vistos vagando durante o dia nas margens da CE-341. Durante a noite, com a falta de iluminação, o trecho pode se tornar uma armadilha fatal. O local já foi palco de graves acidentes envolvendo vacas e motociclistas. Em 2017, uma pessoa morreu. Neste ano, três ficaram gravemente feridas.

Conforme Junior, coordenador da Vigilância Sanitária, a presença de animais nas rodovias deve ser denunciada à Polícia Rodoviária, responsável pela remoção dos bichos. Nos casos de animais de produção soltos em logradouros e avenidas da cidade, ele orienta que a Vigilância Sanitária seja acionada através do número (85) 99265-8794. Segundo o coordenador, a Promotoria de Justiça da Comarca de Pentecoste, representada pelo Dr. Jairo Pequeno Neto, expediu um documento proibindo a criação e manutenção de animais no perímetro urbano.

O secretário do Meio Ambiente e coordenador do Centro de Endemias e Zoonoses, Daniel Gomes, disse que há um projeto de um consórcio com São Gonçalo do Amarante e outros municípios da região para a construção de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que deverá ser construída no distrito de Croatá. Ele alerta que é crime abandonar e maltratar animais. 

A UVZ é uma estrutura física e técnica, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela execução de atividades, das ações e das estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses e de acidentes causados por animais. Uma das atribuições da Unidade é realizar ações, atividades e estratégias de controle, quando pertinente e necessário, de animais suscetíveis às zoonoses e que possam causar riscos a saúde pública.
Por André Barros
Edito do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!