O Brasil é o país do mundo com maior incidência de raios. Em média, 57 milhões de descargas elétricas atmosféricas atingem o solo brasileiro anualmente. Em 2017, segundo informações obtidas pela Enel através do monitoramento de descargas atmosféricas no Ceará, feito pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), Pentecoste registrou 367 e ficou em sétimo lugar no ranking dos municípios cearenses com maiores incidências de raios.
Durante a chuva de 23,0 mm da tarde de sexta-feira, 11 de maio, três homens foram atingidos pela descarga elétrica de um raio que caiu nas proximidades da ponte do Rio Curu, também conhecido como Rio do Cemitério: um foi jogado para dentro do canal, e sofreu ferimentos leves; o segundo teve as pernas queimadas; o terceiro rapaz foi atingido no tórax e sofreu uma parada cardíaca. Ele só sobreviveu, segundo uma familiar, pois um desconhecido que passava pelo local utilizou técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória e conseguiu reanimá-lo.
Os três foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O que sofreu as descargas no peito está respirando por meio de aparelhos, devido a insuficiência dos pulmões. Apesar das queimaduras, fraturas e ferimentos, eles não correm risco de vida.
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste
Nenhum comentário:
Postar um comentário