Uma imagem de soldados do exército revistando crianças tem causado polêmica e sido atribuída aos dias atuais, no contexto da intervenção federal que o Rio de Janeiro vive na segurança pública. O registro foi feito e publicado há 23 anos pela fotógrafa Márcia Foletto no jornal O Globo, durante outra operação militar carioca.
A revista às crianças aconteceu em uma das entradas do Morro Dona Marta, no bairro Botafogo, durante a Operação Rio I, que levou cerca de 2 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica às ruas cariocas em novembro de 1995 para combater o tráfico de drogas e de armas.
A foto saiu na capa do O Globo do dia 23 de novembro daquele ano com a legenda "soldados revistam escolares num dos acessos ao Dona Marta, para descobrir se alguns deles estão sendo enganados e usados para transportar drogas". No dia seguinte o jornal carioca repercutiu o caso e o então general Gilberto Serra defendeu que “todo mundo tem que ser revistado, porque ninguém tem a palavra ‘bandido’ escrita na testa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário