Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro a sangrar na quadra chuvosa de 2018 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro a sangrar na quadra chuvosa de 2018

A quadra chuvosa no Ceará traz o primeiro bom resultado: o açude Caldeirões, na região Jaguaribana, é o primeiro a sangrar em 2018. O reservatório, que é monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), abastece o município de Saboeiro. Outros dois açudes estão com capacidade acima dos 90% da capacidade. Em 2017, 14 açudes sangraram no Estado.

O açude Caldeirões, no Alto Jaguaribe, com capacidade de 1.13hm, está com 100% de volume de água. O reservatório sangrou nesta terça-feira (20) e abastece outras seis barragens até o Orós.

Há expectativa para outros dois chegarem ao mesmo volume em breve: o Tucunduba e o Germinal. O primeiro, em Senador Sá, está com 90,22% de água acumulada e tem capacidade para 41.43hm e faz parte da Bacia Coreaú. Em Palmácia, o açude Germinal da Bacia Metropolitana, com capacidade 2.107hm, já está com volume em 98,52%.

Entre os meses de fevereiro e maio, 14 açudes sangraram no Ceará em 2017: Caldeirões, Maranguapinho, Tijuquinha, Acaraú Mirim, Valério, Itapebussu, S. Pedro Timbaúba, Itaúna, Cauhipe, Tucunduba, Quandú, Gameleira, Angicos, São Vicente, de acordo com informações da Congerh.

Até o momento, apenas o Caldeirões sangrou. Outros 121 açudes ainda estão com volume inferior a 30% em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!