Profetas da chuva afirmam que Ceará terá boa quadra chuvosa: “já estou empolgado” - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Profetas da chuva afirmam que Ceará terá boa quadra chuvosa: “já estou empolgado”

Uma tradição que atravessa gerações. Conhecimentos passados de pai pra filho. Assim são as observações dos profetas da chuva que, através de elementos da natureza, conseguem prever a quadra chuvosa de cada ano. Eles costumam se reunir em Quixadá, no interior do Ceará.

Uma colmeia de abelha com pouco mel, mas muito fio, já é um sinal de boa quadra chuvosa nesse ano, segundo o profeta da chuva Erasmo Barreira. “Eu já estou empolgado que nosso inverno vai ser grande. A partir do dia 15 de fevereiro não vai faltar água no sertão”.

Já outro profeta observa as árvores do sertão para prever a possibilidade de precipitação. “Quando é o período chuvoso, a catingueira descasca, afina a casca para receber água e consumir durante o período da seca”, explica Renato Lino de Sousa.

Em Quixadá , também tem profetizas. A Dona Lurdinha aprendeu com o pai a acreditar nas pedrinhas de sal no Dia de Santa Luzia. No dia 13 de dezembro, ela colocou as pedras sobre os nomes de janeiro a junho. No dia seguinte, o sal estava derretido sobre alguns meses. É quando, segundo ela, as chuvas vão chegar com mais força.

Dedé Rufino afirma que observou o céu entre os dias 8 e 13 do último mês de setembro. Cada dia representou um mês, de janeiro a junho. Para ele, as nuvens carregadas foram um sinal de que as precipitações serão boas a partir de março, mas não tão fortes e intensas quanto o desejado.

O profeta Paulo Costa, que ano passado acertou até a quantidade de milímetros que choveu, é mais ousado. Garante que os ventos mostram que não só esse, mas também os próximos anos não serão de seca. Um alento para quem vive no sertão cearense e sofre com a escassez de água há seis anos.

A previsão da Funceme para a quadra chuvosa deve ser divulgada na próxima segunda-feira (22). Já de acordo com o Clima-tempo, a previsão para os meses de fevereiro a abril é de chuvas dentro da média no Ceará, boas para a agricultura, mas insuficientes para encher os reservatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!