Foi na tranqüila vila de pescadores de Mundaú, uma das mais irresistíveis praias do litoral cearense, onde precistas, bolsistas da COFAC – Coordenação de Formação em Aprendizagem Cooperativa da UFC, facilitadores da COMPASSION e facilitadores do Estudante Ativo de Pentecoste se reuniram durante os dias 03, 04, 05 e 06 de junho para o primeiro encontro de Planejamento de Formação e Aprendizagem Cooperativa. Mundaú é, sem dúvida, um ponto de encontro mais visitado pelo PRECE. Essa bucólica praia de paradisíacas piscinas naturais e com maré baixa tem sido uma grande inspiração de trabalho para esses jovens.
Os grupos ali representados, PRECE, COFAC, COMPASSION e Estudante Cooperativo chegaram às 18h00 no Mundaú. Dentro da programação para todos, deu tempo para que se conhecessem um pouco durante o jantar, após isso, cada grupo escolheu a sua diversão, a maioria passeou na praia, à luz dos refletores da pousada; uns tocaram violão; outros cantaram no karaokê; alguns deitaram cedo para descansar da viagem e uma minoria confabulou nos corredores da pousada.
No segundo dia, havia duas programações: muita praia e sol para parte dos bolsistas da COFAC que optaram pelo descanso, e bastante trabalho para os que aderiram ao Planejamento de Formação da Aprendizagem Cooperativa. A programação permanente de trabalho do encontro se deu durante os três dias, manhã e tarde. O orientador do encontro foi o professor Manoel Andrade. No primeiro momento, os grupos se apresentaram e interagiram bastante com as suas experiências. No segundo, o professor questionou a importância da metodologia participativa hoje; o porquê de sermos resistentes às mudanças no ensino; por que a Aprendizagem Cooperativa deve ser valorizada; como utilizar a interação discente para ajudar no conhecimento, além de outras questões importantes. Diante disso, todos os participantes colocaram a sua opinião.
No penúltimo dia do evento, pela manhã, cada grupo se reuniu em particular para planejar objetivos específicos, resultados, avaliações e metas. E à tarde, reuniram-se com os demais grupos para apresentar o que planejaram. Lembrando que todo fim de tarde, após as atividades, todos se divertiam na paria e, após o jantar, a noite ficava livre para ler, assistir filmes, conversar, além de outras diversões.
No último dia, nas primeiras horas da manhã, os grupos de trabalho se reuniram para organizar uma agenda de tarefas que a Formação exigirá ser feita em Fortaleza. E basicamente em três dias da semana os grupos continuarão se reunindo nas segundas e quintas-feiras e aos sábados. Depois de tanto trabalho, os grupos passaram o restante da manhã tomando muito banho na praia.
A programação foi um sucesso, na avaliação todos mostraram que aprenderam muito e saíram determinados em continuar com as atividades. Às 14h00 todos muito bronzeados retornaram a Fortaleza.
Confira nas fotos abaixo:
Texto por Marcilene Oliveira - Letras/UFC - EPC Ombreira
Fotos por Caroline Avendaño - Jornalismo/UFC - EPC Cipó
Fonte: Blog do Prece
Nenhum comentário:
Postar um comentário