O Blog NOTICIAS DE PENTECOSTE teve acesso a folha de pagamento dos funcionários públicos de Pentecoste, dos meses 01/02/03/04/2010 e uma informação nos chamou a atenção foi o fato de que todos os professores, da rede pública municipal consta como”Professor leigo no Ensino Fundamental“. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, “CBO 3321-05” Professor leigo refere-se aos professores sem qualificação pedagógica.
Muitos professores, que tem qualificação profissional, que tem formação academica, que são pós-graduados estão ofendidos, indignados e injuriados quando seu nome consta como professor leigo, ou seja sem formação.
Se é um erro na classificação da CBO ou não, o fato é que os nossos professores que são ameaçados de descontos em seus vencimentos se chagarem 10 minutos atrasados em seus postos de trabalho, não receberam o rateio do FUNDEB, foi colocado sob seus ombros a responsabilidade da péssima posição da educação em 2008 quando chegamos a 147ª posição no ranking educacional do Estado.
Como se não bastasse tudo isso, temos nossos profissionais que tanto lutaram por uma qualificação profissional sendo tachado de “LEIGOS”. Isso no mínimo é uma falta de respeito.
Por Zé da Legnas