Foto: Repórter Noemi Sam
Um grupo de cerca de 500 trabalhadores do Movimento dos Sem Terra ocupou na manhã desta segunda-feira (26) a sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no bairro José Bonifácio em Fortaleza. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os manifestantes pediram uma reunião com a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, o que veio acontecer no final desta manhã.
Eles alegam que projetos do movimento estão parados por pendências na liberação de licenças ambientais e exigem que o órgão estadual agilize as licenças para os assentamentos.
Entre as reivindicações do grupo estão também um encontro com o Governador Cid Gomes, a criação de um licenciamento simplificado para os assentamentos e fiscalização mais rígida da Semace para as empresas de agronegócio que exploram indevuidamente o meio ambiente. Os manifestantes ainda pedem justiça pelo assassinato de José do Tomé, líder comunitário do Vale Jaguaribano, registrado na semana passada.
Lúcia Teixeira informou que as negociações estão em andamento e, neste primeiro momento, está recebendo as queixas e as demandas para, após um dialogo final, fechar o diagnóstico.
Apesar de estarem armados com pedaços de madeira, nao houve atritos e, segundo eles, a invasao do prédio foi pacífica. Se não houver acordo entre as partes até o fim do dia, o integrantes do movimento decidirão se ficam no prédio da Semace ou se seguem para outro local.
Passeata. O grupo de manifestantes do MST percorreu as avenidas José Bastos e 13 de Maio em direção a sede da Semace. Eles passaram pela Reitoria da Universidade Federal do Ceará e a Polícia Militar foi acionada para acompanhar a menifestação.
Amanhã (27), eles realizam outra passeata, a partir das 7 horas da manhã, do Incra, com destino ainda indefinido.
Atualziada às 12h38min, com informações da repórter Noemi Sam
Nenhum comentário:
Postar um comentário