O povo Pentecostenses anda apreensivo com a possibilidade de não ter inverno em 2010. A estiágem que assola o estado do ceará tem causado preocupações ao povo do município de Pentecoste que vê suas esperanças de um bom inverno ficando cada dia mais escassa. Várias comunidades já estão sofrendo com a falta do líquido precioso.
O problema é ainda mais grave para aqueles que dependem do abastecimento de água em carro pipa que não está mais acontecendo. Muitas famílias não estão tendo água nem para as necessidades básicas como cozinhar e beber, já que as águas dos pequenos açudes estão reduzidas a lama.
Quem tem acesso a algum poço profundo e pequenos reservatórios ainda estão aplacando a sede dos animais, mas o fato é que se não chover logo o quadro tende a piorar cada vez mais.
Aqui temos um grande reservatório com grande capacidade de armazenamento d'agua que é o Açude Pereira de Miranda, mas devido a grande extenção territirial do município, as comunidades distantes sofrem com a falta das chuvas.
A esperança da maioria dos pentecostenses é que a situação possa mudar com o dia de São José que marca a passagem do equinócio, período inicial das chuvas, daí porque a fé popular o relaciona às bênçãos de um bom inverno. De acordo com a previsão do tempo não há possibilidade de chuvas para os proximos 10 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário