Ceará e mais oito estados são alvos de uma megaoperação do MP contra as facções - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Ceará e mais oito estados são alvos de uma megaoperação do MP contra as facções

Ação é chefiada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco)
O Ceará é um dos entre nove estados brasileiros que estão sendo alvos, nesta quinta-feira (15), de uma megaoperação nacional do Ministério Público para a desarticulação de facções criminosas. No âmbito local, estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão e outros 29 de busca e apreensão. Os alvos estão sendo “caçados em Fortaleza e mais sete cidades.

Além da Capital, as autoridades fazem buscas nos seguintes Municípios: Independência, Sobral, Juazeiro do Norte, Groaíras, Sobral, Aquiraz, Maracanaú e Pacatuba. A ação é conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Polícia Civil, Polícia Militar e Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), além da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária por meio de sua Coordenadoria de Inteligência (Coint).

A ação, batizada de “Operação Jericó”, teve início a partir de informações fornecidas pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que apontaram a atuação de quatro organizações criminosas no Estado do Ceará, notadamente a facção conhecida como Primeiro Comando da Capital – PCC. Segundo o documento, o crime organizado no Estado estaria sendo controlado de dentro das unidades penitenciárias. 

As autoridades teriam descoberto durante a investigação sigilosa a existência de um complexo esquema criminoso composto, em sua maioria, por membros de posições de comando dentro da facção PCC e por indivíduos a eles relacionados. Apurou-se que entre os meses de novembro de 2018 e fevereiro de 2019, os investigados praticaram uma série de crimes, principalmente tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio irregular de arma de fogo e o planejamento de homicídios e ataques a agentes e a equipamentos públicos, tanto na capital quanto no interior do Estado. Foram identificados 18 suspeitos de participam nesse esquema criminoso.

“Batismos”

Antes, o MP havia deflagrado a “Operação Al Qaeda” também tem relação com a facção PCC, sendo um desdobramento da “Operação Saratoga”, deflagrada também pelo GAECO do MPCE em dezembro de 2017. De acordo com as investigações, o PCC estaria aumentando sua influência aqui no Estado e ampliando consideravelmente o número de “batismos”, com o objetivo de consolidar o comando de todas as unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, e ampliar a atuação tanto dentro quanto fora dos presídios. 

Diante de tais informações, o GAECO do MPCE empreendeu diversas diligências e conseguiu desvendar um extenso esquema criminoso. De acordo com o apurado, entre os meses de maio de 2015 a julho de 2016, a facção praticou uma série de crimes, como tráfico de drogas, homicídios, ameaças e ataques a agentes e equipamentos públicos. 

O bando contava com uma vasta rede de comparsas que atuavam como gerentes das “bocas” de tráfico, como “correrias” (pessoa que vende droga e repassa informações) e como “laranjas”, que forneciam suas contas bancárias para a movimentação do dinheiro escuso. Os envolvidos também realizavam ameaças e roubo de veículos para levantar fundos para os negócios ilícitos. Também foram utilizados cooperados para a combinação de ataques a ônibus e a delegacias de polícia, inclusive com a possibilidade de morte de policiais. Ao todo foram identificados 17 indivíduos que participavam ativamente desse esquema criminoso, cada um com função específica e bem delineada dentro da organização.

Estados

Além do Ceará, estão sendo alvos da operação de hoje os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. No total, em todo o País, deverão ser cumpridos mais de 300 mandados de prisão e de busca e apreensão contra as facções criminosas que atuam no País.

Fonte: CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!