Sistema Ondas de Leste atinge o Ceará e traz chuva após o fim da quadra - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Sistema Ondas de Leste atinge o Ceará e traz chuva após o fim da quadra

Choveu em 23 municípios na madrugada e manhã desta quarta-feira, 3. (Foto: Isaac de Oliveira/O POVO
Após o término da quadra chuvosa, há naturalmente uma diminuição da quantidade de chuva registrada no Ceará. Nos meses de junho, julho e agosto, chove menos do que a estação chuvosa principal - de fevereiro a maio. “Nos meses mais chuvosos, o principal sistema que atua é a Zona de Convergência Intertropical. Ela atua principalmente de fevereiro a maio. Já de maio, junho e julho, o principal sistema são as Ondas de Leste do Nordeste. Eventualmente, esse sistema atinge o Ceará”, explica o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), David Ferran.

Em maio e junho, a média mensal é de 200 milímetros (mm). Já em julho, a média em todo o Estado é em torno de 15 mm e no Cariri, 10 mm. No litoral, a média é maior, 30 mm.

Choveu em pelo menos 27 municípios das 7 horas de terça-feira até as 7 horas desta quarta-feira, 3. O dado foi atualizado às 11h10min. Para esta quarta, a tendência é de chuvas isoladas na faixa litorânea e nas regiões do Maciço de Baturité, Jaguaribana e Ibiapaba. "O atual cenário favorável às chuvas ao longo do dia está associado à atuação de áreas de instabilidade atmosférica que se deslocaram em direção ao continente, principalmente, sobre o litoral cearense e áreas próximas. Apesar disto, a previsão é que as condições reduzam já a partir de amanhã (quinta-feira, 4)", informa a Funceme.

Além do litoral de Fortaleza (Cascavel, Beberibe, Aquiraz, Pacajus, Itaitinga e Horizonte), chuvas isoladas atingiram o Maciço de Baturité (Palmácia e Mulungu), litoral Norte (Amontada), do Pecém (São Gonçalo Do Amarante, Paraipaba e Paracuru) e região da Jaguaribana (Fortim) de terça para quarta-feira. Há possibilidade de chuvas em locais no norte do Estado.

A quadra chuvosa no Estado chegou ao fim em maio com índice dentro da média estimada, conforme noticiou O POVO Online em 1º de junho de 2019. Ao todo, o volume observado chegou a 676,3 milímetros.

Em todas as macrorregiões do Ceará, o mês das férias começou com uma nebulosidade variável, de acordo com a Funceme. O que significa uma parte do céu coberta pelas nuvens, ocasionada por um acúmulo de umidade na atmosfera.

A previsão para esta quarta é de chuvas isoladas na faixa litorânea e nas macrorregiões do Maciço de Baturité, Jaguaribana e Ibiapaba. Nas demais localidades, não há expectativa de chuvas e o céu deve ter uma cobertura variada de nuvens. Para quinta, 4, e sexta, 5, haverá apenas nebulosidade variável em todas as macrorregiões do Ceará).

Chuvas de terça para quarta-feira:

Fortim (33 mm) - Beberibe - Posto Lagoa Funda (29 mm)

Cascavel (29 mm) - Beberibe - Posto Beberibe (22 mm)

São Gonçalo do Amarante - Posto Santo Amaro (25 mm)

São Gonçalo do Amarante - Posto Siupe (20,6 mm)

Amontada (20 mm) - Aquiraz (15 mm)

Pacajus (14 mm) - Itaitinga (14 mm)

Mulungu (12,8 mm) - Palmácia (12,8 mm)

Horizonte (11,8 mm)

Na Capital, choveu 7,0 milímetros (posto Água Fria) e 2,4 (Posto Castelão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!