Funceme prevê chuva no fim de semana em quase todas as regiões do Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Funceme prevê chuva no fim de semana em quase todas as regiões do Ceará

Nuvens carregadas no Aterro da Praia de Iracema. Fortaleza deve receber mais chuvas no fim de semana. — Foto: Diana Sobral/Arquivo Pessoal
A previsão do tempo divulgada na manhã desta sexta-feira (14) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica continuidade das chuvas até, pelo menos, o próximo domingo (16).

Para esta sexta-feira, deve haver céu nublado com eventos de chuva na Região Centro-Norte do Estado. A Funceme explica que as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob monitoramento, não indicando, de forma obrigatória, registros em todos os municípios. Já para a Região Sul, há possibilidade (precipitação de 5% a 20% da área).

Maciço de Baturité, Litoral e Vale do Jaguaribe

No sábado (15), as regiões do Maciço do Baturité e Vale do Jaguaribe terão chuvas isoladas, além dos Litorais Oeste e Leste do Ceará. Na Região da Ibiapaba, existe a possibilidade de chuva. Já para as demais áreas, a previsão é de apenas nebulosidade variável.

Para o próximo domingo, a Funceme prevê uma nova redução na área de abrangência do estado. A indicação é de possibilidade de chuva no litoral cearense, no Maciço de Baturité e no Vale do Jaguaribe. Nas demais áreas, céu variando entre claro e encoberto ao longo do dia.

Ondas de Leste

O Ceará teve três dias de precipitações expressivas fora da estação chuvosa, que terminou em maio. O cenário é associado à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), também conhecido por Ondas de Leste.

O DOL é um sistema atmosférico típico deste período do ano e provoca chuvas mais intensas nos estados do leste da região Nordeste, como Pernambuco e Paraíba. Quando sua atuação é mais expressiva, acaba trazendo chuvas para o Ceará também. Junho e julho são meses de pós-estação.

“Com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), se inicia o período caracterizado por uma sensível e progressiva redução do volume médio mensal das chuvas no estado. Historicamente, em junho e julho, o leste do Ceará e o litoral recebem algumas chuvas que, em geral, são rápidas e não muito intensas, mas eventos mais intensos não são fora do comum”, explica o pesquisador da Funceme, Raul Fritz.

92 mm em Fortaleza

No intervalo entre as 7h de quinta-feira e as 7h de sexta-feira, foram registradas chuvas em, pelo menos, 106 municípios. Postos pluviométricos de Fortaleza e Aquiraz tiveram os maiores acumulados.

Na Capital, onde a maior precipitação entre as 7h de ontem e as 7h de hoje foi registrada, o acumulado foi de 92 milímetros no posto pluviométrico do Bairro Messejana. Já no posto Fundação Maria Nilva-Água Fria, o observado foi de 82 mm. Aquiraz teve 79 mm e, em Pacoti, foram 58,2 mm. No balanço até o início desta manhã, já há informação de registros em, pelo menos, 60 municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!