Saiba o significado da Semana Santa - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 13 de abril de 2019

Saiba o significado da Semana Santa


A Semana Santa é um dos períodos mais importantes durante o ano litúrgico seguido pela Igreja Católica. É o momento em que os católicos celebram e meditam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A primeira celebração será marcada com missa de Domingo de Ramos, 14. O feriado cristão tem início na quinta-feira, 18, e vai até o domingo de Páscoa, 21. Na quinta-feira, 18, será ponto facultativo para servidores estaduais, segundo decreto do Governador Camilo Santana (PT).

O Domingo de Ramos representa a celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo, na cidade de Jerusalém. É quando se distribui as folhas de palmeiras durante a missa para os fiéis cristãos.

Durante a Semana Santa, os cristãos evitam o consumo de alimentos de origem animal, como carnes brancas e vermelhas, e optam pela ingestão de peixes, pão e vinho. 

Saiba o significado de cada dia celebrado pelos cristãos católicos na Semana Santa:

Quinta-feira Santa (Lava-Pés)

A Quinta-feira Santa é marcada pela bênção dos três santos óleos. São eles: Óleo de Crisma (convidando o cristão a exalar o “bom perfume de Cristo”), Óleo dos Catecúmenos (significa a libertação do mal para aqueles que vão receber o batismo) e Óleo dos Enfermos (significa a força do Espírito Santo para enfrentar alguma dor ou doença).

O momento mais conhecido da Quinta-feira Santa é a celebração da Eucaristia com a Cerimônia de Lava-pés, para lembrar que Jesus Cristo lavou os pés de seus apóstolos. O mesmo ocorre com o sacerdote com os fiéis na missa de Lava-Pés ao meditar o gesto. É quando a Igreja dá início ao Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia (antes de Jesus ser entregue por Judas a troco de trinta moedas de prata). Ao final da celebração litúrgica, é feita a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira Santa (Sexta da Paixão e Morte)

É quando se reflete o sofrimento de Jesus Cristo no Calvário, com silêncio, jejum, abstinência e oração. O principal momento tem início às 15 horas (horário da morte de Cristo) com a Paixão de Cristo e segue com mais quatro momentos: liturgia da palavra, oração universal, adoração da cruz e rito de comunhão. Mas não há comunhão eucarística até o Sábado Santo. Na Sexta da Paixão, é o único dia do ano em que não se celebra missa em qualquer parte do mundo. Também se evita ingerir alimentos de origem animal, como carnes.

Sábado Santo (Sábado de Aleluia)

A celebração ocorre a noite e é dividida no ritual de acender as velas (lucernário), na bênção do fogo novo e do círio pascal pelo sacerdote, proclamação da Páscoa (canto de júbilo), liturgia batismal (renovação dos compromissos batismais) e eucarística. O conjunto de ritos deste dia se chama Vigília Pascal. A noite do Sábado Santo é conhecida como a “mãe de todas as santas vigílias”.

Os fiéis católicos permanecem em silêncio na igreja após o fim da missa para gestos de adoração e meditação à cruz de Cristo. É na oração e no jejum em que se esperam a ressurreição.

Domingo de Páscoa (Domingo de Ressurreição)

Páscoa é uma palavra do hebreu e significa passagem. É quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo um dos grandes dias do ano litúrgico da Igreja Católica. É desse dia histórico que vem a crença dos cristãos de que a morte não é o fim. E a ressurreição é a vitória do bem sobre o mal. Os simbolismos são marcados por cordeiro (sacrifício), pão e vinho (ceia), cruz (sofrimento) e círio pascal (fogo novo). A missa do Domingo de Páscoa comemora o triunfo de Cristo ao vencer a morte e ressuscitar. Este domingo é estendido por mais 50 dias até o Domingo de Pentecoste, também celebrado pelo Catolicismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!