Falha no sistema da Enel expõe dados de cliente na internet - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Falha no sistema da Enel expõe dados de cliente na internet

Para facilitar o atendimento de consumidores, a Enel Distribuição Ceará criou uma página no seu portal para solicitação de segunda via de conta, parcelamento, religação de energia e outros serviços. Entretanto, uma falha expôs ao menos um cliente com endereço na avenida Beira Mar, em Fortaleza. Com dados de terceiros, foi possível conferir dados pessoais de V.M. na Agência Virtual da distribuidora. 

A falha foi descoberta por um outro consumidor. Na ocasião, navegava no sistema para imprimir a segunda via da fatura. Ao perceber o problema, denunciou nas redes sociais marcando o perfil da Enel. O usuário também entrou em contato com a empresa. "Eu liguei informando sobre o assunto. Disse que as minhas informações estavam todas erradas, mesmo entrando com meu e-mail e senha. A atendente não soube explicar ao certo, na verdade, acho que ela nunca tinha ouvido falar disso, pois demorou bastante para dar uma resposta", conta.

"A atendente solicitou que o cadastro fosse refeito, mas o erro persistiu. Mesmo sem saber o motivo, disse que era um "erro intermitente" e que não ocorreria problemas à minha conta. Além disso, ela me confirmou que todos os meus dados estavam corretos", relembra. Por fim, achou ser um erro temporário. "Aguardei alguns minutos e entrei novamente: continuava a mesma coisa", lamenta o usuário. 

Preocupado, o consumidor telefonou mais uma vez para a central de atendimento. "Expliquei tudo de novo a um outro atendente. Mais uma vez confirmaram meus dados e tudo, mas não sabiam explicar o fato de entrar no sistema com meu email e senha e me deparar com dados sensíveis de um outro cliente", diz. Ainda segundo o relato, a funcionária não aparentava ter segurança de que providências deveriam ser adotadas na ocasião. 

O erro foi denunciado no fim da manhã da quarta-feira (20). Durante a tarde, quando o Cnews tomou conhecimento, fez um teste na redação. Com outro acesso, foi possível conferir os dados do mesmo usuário que o consumidor teve acesso. O endereço se refere a um hotel na avenida Beira Mar. No sistema, aparece o número do apartamento e o titular. "O endereço de consumo de energia é o da Beira Mar, mas a conta vai para um endereço na Caucaia", conta o usuário. 

Durante o teste realizado na redação, ao acessar algumas partes do site, ainda aparecia uma mensagem de erro. O consumidor apontou o mesmo problema e explicou: "Toda vez em que você se depara com um página de erro, isso significa que o fluxo de informações do site foi quebrado. Nessa quebra surge uma brecha que pode ser explorada por qualquer um que saiba usufruir dessas fragilidades. Se consigo ver os dados de alguém sem nenhum esforço, com toda certeza alguém pode ver meus dados com facilidade". 

A Enel Distribuição Ceará foi procurada para comentar o assunto, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!