Pentecoste - Moradores do Alto Vermelho tentam conseguir recursos para fazer sistema de abastecimento funcionar - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Pentecoste - Moradores do Alto Vermelho tentam conseguir recursos para fazer sistema de abastecimento funcionar

A estiagem, a terra seca, temperatura escaldante, a falta de água na torneira e o uso de animais para transportar recipientes com água remetem ao Nordeste brasileiro de décadas passadas que ficou conhecido mundialmente. Porém, quase 2019, a descrição anterior ainda é realidade na vida de moradores da localidade de Alto Vermelho, na zona rural do município de Pentecoste.

Ano passado, a comunidade foi alvo de reportagem da Tv Jangadeiro, na qual o programa Vem Que Tem denunciou a falta de água que perdurava há quase um ano. Na época, o Secretário de Agricultura e Defesa Civil de Pentecoste, Daniel Castro, disse que um poço profundo seria instalado no local. A promessa virou realidade. No entanto, segundo informações de algumas pessoas, o abastecimento por meio do poço durou pouco tempo, pois os equipamentos apresentaram problemas e deixaram de funcionar.

Alto Vermelho possui açude, caixa d'água, poço profundo e um ponto de energia trifásica, mas esses equipamentos não funcionam pela falta de materiais, como canos e fios de energia, por exemplo. 

Conforme informações de populares, o sistema local é antigo e falta uma rede de tubulação para abastecer a caixa d'água, seja por meio de motor ou bomba hidráulica.

No Facebook, Nacélio Gomes, um dos moradores que está lutando pela resolução do problema, criou uma campanha na rede social com o objetivo de arrecadar recursos para a compra do material necessário para o funcionamento do sistema de abastecimento de água. A distância entre o açude e a caixa d'água é de aproximadamente 480 metros, e entre o ponto de energia e o açude é de apenas 100. A seguir, a publicação de Nacélio:

"Não temos recursos disponíveis para aquisição de canos PVC, fiação elétrica, bem como de outros materiais necessários. Portanto, pedimos encarecidamente aos que se sensibilizarem com essa situação e desejar contribuir para realização de um sonho tão almejado pela comunidade, que é o de poder usufruir de um bem que deve ser de todos nós, por direito. Nossa Comunidade tem potencial para se desenvolver, mas infelizmente nos falta acesso a estas políticas públicas. A todos que desejarem nos ajudar digite "EU QUERO AJUDAR" nos comentários que entraremos em contato o mais breve possível. Para mais informações entrar em contato conosco: WhatsApp: (85) 91794230 (Júnior Gomes) ou (85) 96156113 (Nacélio Gomes)".

Donas de casa estão utilizando um jumento para transportar água destinada ao uso doméstico. Além disso, andar com sacos de roupas e bacias na cabeça em busca de água para lavar as vestimentas virou rotina na vida de várias mães de famílias do Alto Vermelho.

"Entra político, sai político, mas toda vida é a mesma rotina, nada de melhoras. Os vereadores e o prefeito só lembram da gente no tempo de política", destaca doméstica. Assista ao vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!