Caucaia é beneficiada com projeto nacional de iluminação pública - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Caucaia é beneficiada com projeto nacional de iluminação pública

O município de Caucaia foi contemplado por um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Segurança Pública (MSP) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que tem o objetivo de ampliar a iluminação pública da cidade. Em todo o País, 19 cidades foram contempladas pelo projeto, que visa, sobretudo, melhorar a sensação de segurança em pontos com atividades urbanas noturnas.

O projeto chegará a 12 estados, cujos municípios foram escolhidos por meio de "um mapeamento das áreas críticas e realizado através das informações recolhidas no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), uma plataforma de informações integradas que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, em parceria com os entes federados", de acordo com o MSP.

A Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura do Ministério do Planejamento realizou um chamamento público dos municípios através de dados que são encaminhados pelos estados, a exemplo de números relativos a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

De janeiro até o dia 4 de dezembro deste ano, foram registrados 325 CVLIs em Caucaia, segundo estatísticas publicadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

"O chamamento público se deve ao Fundo Federal de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) para a ampliação do atendimento, o incremento da eficiência e a melhoria de qualidade dos serviços prestados à população, em áreas mais sensíveis", destacou a Pasta de Planejamento e Gestão. O projeto prioriza outras áreas, como o esgotamento básico. As cidades escolhidas têm, no mínimo, 100 mil habitantes.

"Para se trazer mais segurança, a ação deve ser em conjunto. Não adianta iluminar a praça sem asfaltar as ruas. A Colômbia fez assim, mostrando que são políticas públicas que não devem ser pensadas isoladamente", destacou a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Celina Lima.

O titular da Secretaria Municipal de Patrimônio Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) de Caucaia, Assis Medeiros, disse que a maior estratégia no que tange ao aperfeiçoamento da iluminação pública é a substituição de lâmpadas que emitem fachos de luz mais quentes (amarelas) por lâmpadas de teor mais frio (brancas). "Isso já proporciona mais qualidade de vida, porque a qualidade da luz azul é superior. Somente este ano, já trocamos aproximadamente 3 mil luminárias em pontos principais, como BRs e ainda em locais da periferia", reforça o gestor.

"Hoje a gente passa pelas ruas, e percebe que as pessoas voltaram a sentar nas calçadas; que as crianças voltaram a brincar de noite", complementa o secretário Assis.

A SPSPTrans está instalando um novo parque de iluminação pública na rodovia Presidente Juscelino Kubitschek (BR-020). A obra trará uma maior sensação de segurança a todos: motoristas, pedestres e moradores dos arredores.

O investimento é de R$ 4.497.766,60. Serão, ao todo, 488 unidades de luminárias de LED com suporte de 480 braços ornamentais simples e outros quatro duplos, além de 484 postes divididos entre concreto tubular (468), ferro galvanizado (12) e de concreto duplo (4). Do sertão à praia, o município de Caucaia contemplado tem cerca de 33 mil pontos luminosos.

Fortaleza

A vizinha, Fortaleza, conta hoje com 196.204 pontos de luz e a previsão é que em 100% destes seja implementada a luz branca até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, de acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Atualmente, o Parque de Iluminação de Fortaleza é composto por cerca de 90% de luz branca (174.775 pontos). A Coordenadoria Especial de Iluminação Pública da SCSP, no período de janeiro a novembro de 2018, substituiu 16.700 luminárias para a iluminação branca e, em alguns locais, com luz de LED.

De janeiro a novembro deste ano, todas as sete regionais (incluindo a do Centro) foram atendidas por serviços de substituição na iluminação dupla. As equipes de Conservação já percorreram mais de 60 bairros, nos primeiros 11 meses deste ano.

A promessa, no início do ano, era de 40. A SCSP esclarece ainda que "a requalificação ou implantação de nova Iluminação também será feita em áreas a serem urbanizadas ou ainda construídas, como areninhas, praças, túneis, viadutos, avenidas e lagoas".

A intenção também é desenvolver projetos previstos no Programa Fortaleza 2040, buscando e aplicando tecnologias para iluminação pública com uso de energias renováveis. Mais de 160 intervenções com projetos específicos diversos também foram um diferencial, como 61 praças ou quadras e 33 quadriláteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!