Alunas do Ceará criam plataforma para denúncias de agressões domésticas contra mulheres - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Alunas do Ceará criam plataforma para denúncias de agressões domésticas contra mulheres

Um grupo de alunas do ensino médio de uma escola de Senador Pompeu, no interior do Ceará, criou o “Centro de Pesquisa Continuada pela Igualdade de Gênero Nísia Floresta”, que conta com um “Violentômetro”, ferramenta que auxilia mulheres a identificar comportamentos de parceiros abusivos. A motivação foram os constantes relatos de casos de agressões domésticas informados pelas mulheres da cidade.

O intuito das estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Professor José Augusto Torres é transformar a realidade, promovendo o diálogo sobre igualdade de direitos. O projeto foi um dos premiados da 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Como forma de definir a atuação do primeiro centro de estudos e pesquisas a questionar a situação feminina na escola e na região, as participantes decidiram se apropriar do tema a partir de leituras e consumo de filmes sobre a história do sufrágio feminino, além de mergulharem em pesquisas sobre casos de violência contra a mulher no estado do Ceará.

Para apoiá-las, o grupo promoveu debates, inclusive em outros colégios, e trabalhou temas relacionados ao feminismo. Após essas rodadas, o próximo passo será escrever um livro que reúna histórias e depoimentos potentes compartilhados nessas conversas, que contam com a presença de figuras de destaque na comunidade.Depois, aplicaram uma pesquisa na própria escola para mapear a realidade da violência de gênero sofrida pelas colegas. Para ajudar, passaram a divulgar o “Violentômetro”, uma ferramenta inovadora que auxilia mulheres a identificarem ações e comportamentos típicos de parceiros abusivos. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados durante a semana escolar “Maria da Penha”, e apontavam que muitas adolescentes eram vítimas desse tipo de violência.

Esta é a quarta vez consecutiva que um projeto do Ceará é premiado no Desafio Criativos da Escola. A cerimônia de premiação dos 11 projetos selecionados será no dia 4 de dezembro, no Teatro Câmara, em Fortaleza, com a participação de três estudantes e um educador de cada um dos grupos selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!