Retiradas da Praça do Ferreira, pessoas em situação de rua migram para outros espaços do Centro - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Retiradas da Praça do Ferreira, pessoas em situação de rua migram para outros espaços do Centro

Após a Prefeitura de Fortaleza anunciar a retirada das pessoas em situação de rua que se abrigam na Praça do Ferreira, alguns ocupantes têm migrado para outros espaços do Centro da cidade.

A remoção acontece às vésperas do Natal de Luz 2018, evento realizado anualmente na Praça do Ferreira, cuja abertura é na sexta-feira (23).

Em entrevista à TV Jangadeiro, o secretário da Regional do Centro, Adail Fontenele, disse que a Secretaria está fazendo a remoção das famílias através do Aluguel Social, uma programa que garante auxílio financeiro mensal, e do encaminhamento para hospitais no caso de pessoas mais vulneráveis.

Um dos ocupantes que permanecem na praça, o aposentado Francisco de Assis, critica que a promessa de remoção não seja efetiva. “Estamos esperando o que vai acontecer. Todos os anos eles dizem que vão fazer isso. No fim de ano, dizem que vão tirar a gente daqui, mas não tiram”, afirma.

Outro caso é de uma mulher que veio da cidade de Parambu à procura de emprego. Sem ocupação, ela vive há quatro meses nas ruas. “Queria ganhar uma casa ou um Aluguel Social. Só os irmãos (pessoas que fazem caridade) que trazem comida para nós”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDHDS) é a responsável pela remoção. A retirada das pessoas em situação de rua é uma reivindicação antiga . O assunto já foi pauta do Comitê Municipal da Ação Novo Centro.

O presidente da Confederação dos Dirigentes Logistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Assis Cavalcante, ressaltou que até 23 de novembro é o prazo para estarem resolvidos os problemas dos quiosques e do calçadão da rua Guilherme Rocha e a permanência de pessoas nas ruas.

Em nota, a Prefeitura, por meio da SDHDS, afirma que realiza trabalhos de abordagens sociais com pessoas em situação de rua durante todo o ano. Na última semana, a Prefeitura teria concedido Aluguel Social para 102 pessoas e outras 20 famílias. “Outras 40 famílias serão atendidas, ainda essa semana, com aluguel social e equipamentos de acolhimento e abrigo voltados para esse público”, diz o texto.

Um levantamento da SDHDS, em agosto de 2017, contabilizou 247 pessoas, entre homens e mulheres, que utilizam a Praça do Ferreira para se abrigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!