Moradores denunciam que sistema criado pela Prefeitura joga esgoto dentro do açude Pereira de Miranda - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Moradores denunciam que sistema criado pela Prefeitura joga esgoto dentro do açude Pereira de Miranda

No início de janeiro de 2018, o blog Notícias de Pentecoste fez uma reportagem sobre a água de esgoto que banha o calçamento de algumas ruas do bairro São Francisco e deságua para dentro do açude Pereira de Miranda. O problema atinge diretamente a vida dos moradores que precisam conviver, diariamente, com o mal cheiro e outras consequências da sujeira, como as doenças.

Nove meses depois da matéria, a Prefeitura de Pentecoste, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, está construindo um canal para o escoamento da água oriunda de banhos e atividades domésticas que percorria algumas ruas da localidade. 

O obra está em construção, porém em funcionamento, e moradores reclamam que o mau cheiro de esgotos a céu aberto permanecem em alguns pontos da XV de Novembro. Uma dona de casa denunciou que a água que passa pelo canal construído pela Prefeitura vai parar dentro do açude.

O secretário de Obras Miguel Martins reconheceu o problema e informou que a obra é apenas um paliativo para o sanamento básico do bairro, já que o projeto adequado é avaliado em mais de 20 milhões de reais e a Prefeitura não dispõe do recurso e nem tem previsão.

A dona de casa Ivone, moradora do bairro, classifica como descaso a falta de medidas para criar um sistema de tratamento de esgoto por parte da Prefeitura e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). "Um fica jogando para o outro. Eu já estou cansada. Vou acionar o Poder Judiciário e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)", desabafou.

Segundo a pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Águas (Ana), 81 dos 184 municípios cearenses não contam com coleta de resíduos sólidos e 74 não possuem tratamento de esgoto. Apenas 5% do esgoto produzido em Pentecoste é coletado de forma correta. Assista ao vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!