Cearense participa de evento nacional por criar forma prática de ensinar Física nas escolas - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cearense participa de evento nacional por criar forma prática de ensinar Física nas escolas

A estudante Jaciana Barbosa, do campus de Aracati do Instituto Federal do Ceará (IFCE), recebeu um convite para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada desta segunda-feira (15) até quinta (18), em Brasília. O convite aconteceu a partir da elaboração de um protótipo para o ensino de Física no Ensino Médio.

Esta será a segunda ida da estudante à capital do país: em agosto, Jaciana e outras 40 meninas de diferentes estados participaram do Conecta IF, promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

A criação dos protótipos para o ensino de algumas disciplinas do Ensino Médio aconteceu no Desafio de Projetos. O tema do desafio foi “Meninas na Ciência“, e o resultado alcançado pelas participantes motivou a criação de um projeto nacional com esse nome, já aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Única representante do IFCE

Mais uma vez, Jaciana será a única estudante a representar o IFCE em Brasília. “Eu estou muito ansiosa com essa segunda viagem, porque a responsabilidade vai ser ainda maior”, conta ela.

“O que a minha equipe fez foi, em poucas horas, criar uma maquete automatizada que consegue demonstrar diferentes conceitos da física de forma prática”, explica Jaciana.

Na segunda fase do projeto Meninas na Ciência, 25 alunas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica irão expor suas ideias para melhorar o ensino de Matemática, Física, Química e Biologia em escolas públicas de Ensino Médio.

Toda a articulação para a volta das meninas a Brasília foi coordenada pela professora Luciana Massukado, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB.

As despesas com a hospedagem e alimentação serão custeadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), cabendo ao CNPq o custeio das passagens aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!